Política

PCO diz que ditadura militar era mais justa que o STF; entenda

Reprodução / Redes Sociais
PCO declarou que crimes imputado a Débora Rodrigues dos Santos são "uma invenção do STF"  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Redes Sociais
Davi Lemos

por Davi Lemos

davi.lemos@bnews.com.br

Publicado em 27/04/2025, às 15h29



O Partido da Causa Operária (PCO) emitiu uma dura nota contra o Supremo Tribunal Federal (STF) após a pena atribuida pela 1ª Turma da Corte a Débora Rodrigues dos Santos, a mulher que pixou a estátua "A Justiça", em 8 de Janeiro de 2023, e escreveu "perdeu, mané". Ela foi condenada a 14 anos de prisão.

O PCO, na nota, afirmou que os crimes imputados contra Débora, além da pixação, foram "uma invenção do STF". "É uma vergonha que pessoas tenham condenado ela a 14 anos por crimes que ela não cometeu. Essa mulher não cometeu crime nenhum. O máximo que poderia acontecer era ela levar uma multa. Ela não cometeu absolutamente nenhum crime. É uma pessoa inocente que está indo para a cadeia por 14 anos", diz a nota do PCO, publicada no X.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

O partido continua: "Não é só isso: ela foi condenada a 14 anos porque usou um batom para puxar a estátua da Praça dos Três Poderes, em frente ao STF. É por isso. Não adianta falar que ela foi condenada por outros crimes — eles são uma invenção do STF".

O PCO também indica que "o argumento de que ela não deveria ter ido pra lá [à Praça dos Três Poderes] é podre. Porque amanhã o pessoal vai à Praça dos Três Poderes, terá um entrevero com a polícia, e vai pegar 15 anos de cadeia. É um direito constitucional protestar na Praça dos Três Poderes".

A crítica ao STF veio com uma comparação ao regime ditatorial brasileiro: "É uma vergonha que um juiz faça uma coisa dessas. Os juízes da ditadura, que condenaram sob a Lei de Segurança Nacional o pessoal que participou da luta armada, tinham mais razão em condenar aquele pessoal do que esse pessoal agora. A ditadura era ilegítima, e os cidadãos pegaram em armas para lutar contra o regime. Era um julgamento injusto, mas ainda assim é mais justo que esse. É difícil achar uma coisa tão ruim quanto essa".

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)