Política

"Perdeu as eleições e eu vou contar uma coisa para vocês: não volta mais", dispara Lula contra Bolsonaro

Reprodução
Lula ainda disse que grupo de Bolsonaro precisa "aprender a gostar da democracia"  |   Bnews - Divulgação Reprodução
Lucas Pacheco

por Lucas Pacheco

[email protected]

Publicado em 02/07/2024, às 10h20 - Atualizado às 10h21



"Perdeu. Perdeu as eleições e eu vou contar uma coisa para vocês: não volta mais", disparou Lula contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em entrevista à Rádio Sociedade, na manhã desta terça-feira (02), em Salvador. E emendou: 

“Porque esse povo vai ter que aprender a gostar da democracia, vai ter que aprender a conviver de forma civilizada, de forma educada, um respeitar o outro”, complementou Lula.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Inelegibilidade de Bolsonaro 

Bolsonaro está inelegível por 8 anos, ou seja, até 2030, após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o condenar em dois processos, sendo um por conta da reunião com embaixadores no Palácio da Alvora, na qual o ex-mandatário atacou o sistema eleitoral brasileiro e lançou dúvidas sobre a segurança das urnas eletrônicas, e o outro por ter usado o 7 de setembro de 2022 para fazer campanha eleitoral.

Os advogados de Jair Bolsonaro apresentaram recurso so Supremo Tribunal Federal (STF) e aguardam julgamento. Para conseguir concorrer em 2026, o ex-presidente precisa reverter as decisões até lá. 

No final de junho, em entrevista à CNN Portugal, o ministro decano do STF, Gilmar Mendes, afirmou que a tendência é que Bolsonaro continue inelegível

"Vamos aguardar, obviamente, a deliberação do Tribunal, mas tudo tende a manter a decisão que já foi tomada pelo TSE [Tribunal Superior Eleitoral]. Essa tem sido a rotina em casos semelhantes", afirmou o magistrado. 

Eleições 2024

Na mesma entrevista, Lula  declarou apoio público a seu ungido paras as eleições deste ano em Salvador. Segundo o presidente, ele torce por Geraldo Júnior (MDB) que é o pré-candidato da base. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp