Política

Pesquisa indica que brasileiros desejam punição à Bolsonaro pelo 8 de janeiro

Marcos Corrêa / PR
Pesquisa da Atlasintel diz que brasileiros veem ex-presidente como responsável pelo 8 de janeiro  |   Bnews - Divulgação Marcos Corrêa / PR
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 09/01/2024, às 08h31 - Atualizado às 08h46


FacebookTwitterWhatsApp

Um levantamento da AtlasIntel aponta que a maioria dos brasileiros entendem que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é um dos responsáveis atos golpistas de 8 de janeiro. A pesquisa foi divulgada na última segunda-feira (8). Vale lembrar que a divulgação aconteceu no dia do 'aniversário' de um ano do atos realizados na sede dos Três Poderes, em Brasília.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

A pesquisa da AtlasIntel indicou que 52,1% dos entrevistados responderam sim para o fato de Bolsonaro ser o responsável pelos atos terroristas de 8 de janeiro de 2023. De acordo com os dados, responderam negativamente 43,6% das pessoas. Já 4,3% não souberam responder ao questionamento da pesquisa.

Polarização?

Os dados observados no levantamento indicam ainda que o Brasil segue muito polarizado politicamente. Isso porque, entre os cidadãos que declararam voto em Lula (PT), 94,4% julgaram Bolsonaro como responsável pelos atos de 8 de janeiro de 2023. Por outro lado, entre os eleitores de Bolsonaro, 92,2% entendem que o ex-presidente não possui responsabilidade pelo ocorrido na data.

Bolsonaro deve ser punido?

No tocante ao tipo de punição, os números obtidos pela pesquisa se mantiveram equilibrados e polarização continuou. Isso porque 52,8% das pessoas entendem que Bolsonaro merece ser punido, enquantos 43,3% acham que isso não deveria acontecer. Apenas 3,9% dos entrevistados não souberam responder à pesquisa.

Entre os lulistas 94,7% entenderam que haveria a necessidade de punição ser aplicada ao ex-presidente. Por outro lado, 93,6% dos bolsonaristas acreditam que isso não deveria ocorrer com Bolsonaro.

Qual a punição?

Já sobre o tipo de punição, o levantamento trouxe três possibilidades: prisão, perda dos direitos políticos e multa. Nessa pesquisa, 53,4% dos entrevistados entenderam que Bolsonaro deveria ser preso, enquanto 53,1% das pessoas ouvidas optaram pela segunda opção. Apenas 14,2% dos cidadãos entenderam que uma multa seria o suficiente para 'punir' Bolsonaro, enquanto 9,6% das pessoas optaram por escolher outro tipo de punição não especificada.

Assista ao Radar BNews da última segunda-feira (8):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp