Política

Pesquisa Ipec: maioria não culpa Bolsonaro pelos atos antidemocráticos

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Para 22% o ex-presidente deve ser julgado  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 19/03/2023, às 09h05   Cadastrado por Bernardo Rego



Uma pesquisa feita pelo Ipec aponta que 51% dos brasileiros consideram que o ex-presidente Jair Bolsonaro não é culpado pelos atos que culminaram na destruição da Praça dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro.


Ainda segundo o levantamento, para 22%, Bolsonaro deve ser julgado e perder o direito de disputar as próximas eleições. E para 19% o ex-presidente deve ser preso pelos ataques promovidos por seus apoiadores.


No dia da invasão ao Congresso e ao Supremo Tribunal Federal (STF), Bolsonaro estava nos Estados Unidos e demorou a se pronunciar sobre as depredações, que comparou a atos praticados “pela esquerda”.


O segmento que mais isenta Bolsonaro da responsabilidade pelos atos são os evangélicos: 66% não acreditam na culpa do ex-presidente. No entanto, para 28%, o antecessor de Lula deve, sim, ser julgado para ser preso ou ficar inelegível. Esse percentual é 26 pontos maior entre os moradores da região Nordeste do país, segmento que mais acredita na implicação de Bolsonaro.


A pesquisa foi realizada entre 2 a 6 de março e entrevistou 2 mil pessoas de 16 anos ou mais em 128 municípios do país. A margem de erro é estimada em dois pontos percentuais para mais ou para menos. As informações são do O Globo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp