Política

Petistas alvos de escândalos de corrupção reaparecem à cena política na esteira de Lula

Fernando Pimentel/Redes Sociais
Alguns petistas irão concorrer, enquanto outros estarão coordenando campanhas  |   Bnews - Divulgação Fernando Pimentel/Redes Sociais

Publicado em 20/08/2022, às 09h31   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Ao que tudo indica o Partido dos Trabalhadores (PT) não anda muito preocupado em desassociar a imagem da sigla a antigos casos de corrupção. Antigos aliados petistas, que protagonizaram escândalos de corrupção, retornaram à cena política nas eleições deste ano.

Entre os figurões da sigla estão os ex-governadores Agnelo Queiroz (Distrito Federal) e Fernando Pimentel (Minas Gerais), que vão concorrer à Câmara dos Deputados, e o ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, que já atua como um dos colaboradores da campanha de Lula (PT).

De acordo com informações do O Globo, vistos pelo partido como peças estratégicas para um eventual futuro governo, o trio foi convidado pelo próprio ex-presidente para retornar à cena política. Assim como Lula, Fernando, Agnelo e Gabrielli enfrentaram investigações que se arrastaram por anos.

INVESTIGADOS - Pimentel foi absolvido na semana passada de uma das ações originárias da Operação Acrônimo, que o investigou por suspeitas de corrupção durante o período em que ele foi ministro de Dilma Rousseff. No mesmo dia, o ex-governador participou do primeiro grande ato de campanha de Lula, em Belo Horizonte.

Agnelo foi condenado por improbidade administrativa, após ter inaugurado um centro administrativo, no último dia de seu governo, que nunca foi ocupado. Se condenado pode ser enquadrado pela Lei da Ficha Limpa, o que o impediria de concorrer.

Já Gabrielli enfrentou problemas na esfera administrativa e foi condenado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) por prejuízos provocados à Petrobras na compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp