Política

PF investiga campanha de Tarcísio para o governo de São Paulo; saiba motivo

Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Então candidato, Tarcísio de Freitas esteve em meio a um tiroteio na favela de Paraisópolis  |   Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 23/10/2023, às 12h04 - Atualizado às 12h08


FacebookTwitterWhatsApp

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), está sendo investigado pela Polícia Federal (PF) em um inquérito iniciado em junho. A investigação busca entender se Tarcísio cometou algum crime eleitoral durante a campanha em 2022. Isso porque o gestor paulista precisou interromper um evento da campanha após um tiroteio em Paraisópolis, na zona sul de São Paulo.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Essa investigação quer determinar se a equipe de Tarcísio, à época, divulgou uma versão falsa ao dizer que o então candidato foi vítima de um atentado. No caso, se houver uma confirmação, os investigadores entendem que essa ação buscava impulsionar a popularidade do candidato junto ao público paulista e obter outros benefícios eleitorais. A informação é do Estadão.

Em nota, o governador afirmou que o caso foi analisado pela Justiça Eleitoral e concluiu que 'não houve interferência política eleitoral no incidente'. Segundo ele, por conta disso, não haveria motivos para uma investigação adicional da PF. Já aliados do governador entendem que o inquérito pode vir a ser utilizado para investigar qualquer fato que surja durante a investigação, mesmo que não tenha relação com a denúncia.

Como começou

A denúncia está baseada em reportagens nas quais estão afirmações de que o ex-cinegrafista da emissora Jovem Pan, Marcos Vinícius Andrade, teria sido pressionado por assessores de Tarcísio para apagar algumas filmagens. Nesse vídeos, supostamente estariam provas que mostram seguranças da equipe da campanha atirando contra o homem que morreu no tiroteio. Segundo essas reportagens, o ato teria sido feito para simular um atentado falso.

Assista ao Radar BNews da última sexta-feira (20):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp