Política

PF mira ex-sócio de Youssef em operação que investiga lavagem de R$ 4 bilhões

Luiz Alves - 24.nov.2015/Câmara dos Deputados
Bnews - Divulgação Luiz Alves - 24.nov.2015/Câmara dos Deputados

Publicado em 23/11/2023, às 07h36   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

A Polícia Federal (PF) e a Receita Federal deflagraram, nesta quinta-feira (23), uma operação que investiga um esquema de remessa de dinheiro ilícito ao exterior. Um dos alvos é Leonardo Meirelles, ex-sócio de Alberto Youssef e que ficou conhecido por ser delator durante a Operação Lava Jato.

De acordo com a TV Globo, agentes cumpriram mandado de busca e apreensão na casa de Meirelles. A defesa dele disse à emissora que vai se manifestar apenas quando tiver acesso aos autos, mas que o cliente não cometeu "irregularidades".

Ao todo, foram 21 mandados cumpridos em cinco cidades paulistas e em Florianópolis (SC). Em São Paulo, além da capital, foram inclusas São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Barueri e Mogi Guaçu. A PF diz que o esquema movimentou mais de R$ 4 bilhões por meio de empresas inexistentes e criptomoedas.

As investigações apontam para a atuação dos operadores na lavagem de dinheiro de quadrilhas do tráfico de drogas, entre outras atividades. Os valores depositados nessas contas bancárias eram pulverizados em outras contas para dificultar seu rastreamento. Depois, eram remetidos ao exterior por meio de operações ilegais de câmbio ou pela compra de criptomoeda.

O totalidade dos recursos que circularam por essas contas das duas camadas tem origem ilícita e estava à margem dos sistemas e dos controles da Receita Federal.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp