Política

PGR diz que Mauro Cid não colaborou como deveria e faz proposta; saiba detalhes

Devid Santana / BNews
Paulo Gonet argumenta que Cid omitiu fatos graves e não cumpriu acordo de colaboração  |   Bnews - Divulgação Devid Santana / BNews

Publicado em 15/07/2025, às 08h53 - Atualizado às 08h54   Yuri Pastori



Nas alegações finais em que pede a condenação dos acusados por tentativa de golpe, que inclui o ex-presidente Jair Bolsonaro, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, disse que o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, tenente-coronel Mauro Cid, embora tenha contribuído com as investigações, omitiu fatos graves e "resistiu" ao cumprimento integral do acordo de colaboração premiada.

Com isso, Gonet se opôs à concessão de perdão definitivo aos crimes confessados por Cid e propôs apenas a redução de 1/3 das penas que possam vir a ser impostas a ele. Os benefícios que serão concedidos a Cid serão decididos pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e pelos demais integrantes da Primeira Turma.

Ao lado dos benefícios trazidos à instrução processual, o comportamento do colaborador igualmente ensejou prejuízos relevantes ao interesse público e à higidez da jurisdição penal, exigindo criteriosa ponderação quanto à concessão das benesses previstas em lei", defendeu Gonet.

A recomendação da Procuradoria-Geral da República (PGR) pela redução da pena implica, consequentemente, na perda do direito à conversão automática da pena de prisão em restritiva de direitos.

Esses benefícios exigem colaboração efetiva, integral e pautada pela boa-fé, requisitos não plenamente evidenciados no presente caso", afirmou Gonet.

"Registre-se, nesse sentido, que a omissão de fatos graves, a adoção de uma narrativa seletiva e a ambiguidade do comportamento prejudicam apenas o próprio réu, sem nada afetar o acervo probatório desta ação pena", ponderou.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no YouTube!

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)