Política

PL impõe condição para apoiar Alcolumbre para presidência do Senado

Edilson Rodrigues/Agência Senado
Para ter o apoio, o partido quer cargos estratégicos nas comissões da Casa  |   Bnews - Divulgação Edilson Rodrigues/Agência Senado


O senador Davi Alcolumbre (União Brasil) segue negociando para conseguir apoio para conseguir chegar à presidência do Senado. Para construir essa base, o parlamentar deve usar cargos na mesa diretora e nas comissões como moeda de troca.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

De acordo com a CNN Brasil, um dos partidos em estão negociando com Alcolumbre é o partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, o PL. Para apoiar o parlamentar, o partido já tem dado sinais de que deseja assumir o comando da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), por onde passam todas as propostas do Senado antes de serem apresentadas no plenário. O atual presidente da comissão é o próprio Alcolumbre.

Outro desejo do PL é assumir a relatoria do orçamento, atualmente comandada pelo senador baiano Ângelo Coronel (PSD). A comissão é uma das mais disputadas pelos parlamentares por controlar o orçamento federal e ter poder sobre emendas.

Apesar de indicar que deve apoiar Alcolumbre para a presidência do Senado, essa aliança só deve ir até 2026, já que o PL quer aumentar a sua bancada na Casa e assumir o comando em 2027.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp