Política

PL toma atitude após identificar rede de perfis falsos que atacava Flávio Bolsonaro

Andressa Anholete/Agência Senado
Equipe jurídica da pré-campanha de Flávio Bolsonaro (PL) apontou perfis falsos para atacar o presidenciável  |   Bnews - Divulgação Andressa Anholete/Agência Senado
Davi Lemos

por Davi Lemos

davi.lemos@bnews.com.br

Publicado em 20/07/2026, às 20h00



A equipe jurídica da pré-campanha do senador Flávio Bolsonaro (PL/RJ) pediu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a abertura de uma investigação sobre perfis suspeitos de impulsionar conteúdos contrários ao pré-candidato à Presidência. Segundo os advogados, contas recém-criadas, algumas com cerca de 40 seguidores, teriam contratado anúncios de até R$ 200 mil. As informações são da CNN Brasil.

A representação foi apresentada pela advogada Maria Claudia Bucchianeri, coordenadora jurídica da pré-campanha. Nesta segunda-feira (20), ela participou de uma reunião com o presidente do TSE, ministro Kassio Nunes Marques, e informou que as movimentações começaram a ser identificadas em fevereiro, durante o monitoramento de anúncios patrocinados na plataforma Meta.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

“Perfis recém-criados, com 30, 40 seguidores, estavam fazendo contratações de R$ 200 mil. Muito atípico. Isso nos levantou um sinal de alerta”, declarou a advogada. A partir de informações públicas, a equipe afirma ter encontrado indícios de uma atuação coordenada envolvendo aproximadamente 20 mil contas com características semelhantes.

De acordo com Bucchianeri, os responsáveis utilizariam CPFs falsos para criar os perfis e contratar os anúncios, apagando as contas após a divulgação dos conteúdos. Os pagamentos teriam sido efetuados em reais, dólares e pesos colombianos. O pedido encaminhado ao TSE busca identificar tanto os responsáveis pelas páginas quanto os financiadores da suposta estrutura.

Coordenador da pré-campanha, o senador Rogério Marinho (PL-RN) afirmou que a dimensão e a velocidade das movimentações dificultam a apuração pela própria equipe. “Nós não conseguimos certificar a totalidade do universo dessa fraude que está sendo montada contra a direita no Brasil, dada a quantidade muito grande e até uma certa rapidez com que eles se movimentam dentro das redes sociais. Por isso viemos pedir um auxílio à Justiça Eleitoral para que a investigação aconteça”, disse.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)
{# Os assets da galeria (unitegallery) sao injetados em bones/objects.py, somente quando o artigo tem galeria. #}