Política

Planalto teme que governo Lula fique “órfão” nas redes com ida Flávio Dino ao STF; entenda

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Em 2023, o ministro se destacou nas redes sociais pela sua defesa à gestão petista  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 27/01/2024, às 13h21 - Atualizado às 13h21


FacebookTwitterWhatsApp

Apesar de ter conseguido emplacar um aliado no Supremo Tribunal Federal (STF), o Palácio do Planalto acredita que a ida de Flávio Dino à Corte pode deixar o governo Lula “órfão” nas redes sociais.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

De acordo com a coluna de Malu Gaspar, no jornal O Globo, pessoas próximas ao presidente Lula (PT) avaliam que a saída de Dino da política desfalcará a defesa pública à gestão petista e no engajamento do governo nas redes sociais, que vem sendo dominada por bolsonaristas quando o assunto é política.

Na avaliação de um integrante do Palácio do Planalto, o governo Lula não tem um “um substituto à altura do Dino”, que deixará “um vácuo” ao assumir a vaga no STF.

O ainda ministro da Justiça é atualmente o segundo membro do governo Lula com mais seguidores nas redes sociais, com 1,2 milhão apenas no X (ex-Twitter). Dino só fica atrás de Fernando Haddad (Fazenda), que disputou a Presidência da República em 2018. Apesar disso, Dino é o que mais se destaca nas redes digitais.

Em 2023, o ministro da Justiça foi o integrante do governo Lula que mais se destacou nas redes sociais em sua defesa à gestão petista. A postura firme e debochada nas audiências convocadas pela bancada bolsonarista no Congresso Nacional chamaram a atenção e renderam memes, como a comparação com super-heróis da Marvel.

A atuação de Dino nas redes sociais foi alvo de questionamentos na sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) no Senado, em dezembro. Na oportunidade, o senador Sergio Moro (UB) o indagou se ele manteria esse perfil caso sua indicação fosse aprovada.

“É claro que eu deixo a vida política em todas as dimensões, inclusive nas redes sociais. Evidentemente, não opinarei politicamente sobre temas políticos, porque isso é absolutamente incompatível. Pretendo, quem sabe, manter as redes sociais”, disse Dino na ocasião.

“A princípio, acho que temas jurídicos são bem-vindos e também eu preciso de um lugar para falar do Botafogo e do Sampaio Correia. No caso do Botafogo, eu preciso dizer em algum lugar que um time que lidera o Campeonato Brasileiro com 20 pontos não tem direito de ficar em quinto lugar”, acrescentou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp