Política

PodZé: Rui Costa comenta alta dos juros e possibilidade de queda do presidente do Banco Central

BNews
Ministro da Casa Civil, Rui Costa foi o entrevistado do Podzé desta semana  |   Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 17/04/2023, às 18h13 - Atualizado às 18h37   Eduardo Dias


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro da Casa Civil do governo Lula, Rui Costa (PT), concedeu entrevista exclusiva ao PodZé da BNews TV nesta segunda-feira (17), onde comentou sobre a alta dos juros no Brasil e a possibilidade de queda do presidente do Banco Central, Campos Neto. 

"Pressão para sair ou para ficar se trata de comparar o juro praticado hoje no Brasil com o praticado em qualquer lugar do mundo. O Brasil lidera hoje no mundo como a maior taxa de juros real do mundo. Ninguém paga uma taxa de juro real que o Brasil está pagando hoje. Mesmo comparado a países com inflação semelhante ao Brasil, o Brasil entre todas as nações do mundo é a que paga disparado a maior taxa. O que acontece quando a taxa é muito alta? As pessoas mais simples chegam nas lojas e nem perguntam o preço de uma geladeira, de um fogão. Elas perguntam: qual o preço da prestação? Se cabe no orçamento, ela compra. Se está alta, ela não consegue comprar e vai embora. E por isso ocomércio varejista está em dificuldade. O varejo está passando por uma crise grande de crédito, fechando lojas, impactando muito a indústria. Não tem porque cobrar a maior taxa de juro real do planeta", afirmou.

"A nossa expectativa é de que, na próxima reunião do Banco Central, o banco reduza a taxa de juros para que o povo consiga trabalhar, comer e as lojas sigam trablahando", completou.

ASSISTA:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp