Política

Vitor Bonfim apaga primeiro fogo à frente da Seagri

Publicado em 28/11/2015, às 09h20   Juliana Nobre (@julianafrnobre)


FacebookTwitterWhatsApp

Após 24 horas de sentar na cadeira de secretário de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado, Vitor Bonfim já se deparou com as primeiras chamas do cargo. Funcionários da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) resolveram se mobilizar contra as indicações políticas ao órgão sem experiência na área. Na tarde desta sexta-feira (27), um protesto em frente ao órgão pediu a republicação do decreto 7626/1999, que dispõe dos requisitos básicos para o provimento de cargos comissionados da Adab. Após o fim do protesto, que pode prejudicar a Feira de Agropecuária (Fenagro), o novo secretário pediu reunião com Associação dos Fiscais Estaduais Agropecuários da Bahia (AFA-BA) agora à tarde.

Em conversa com o Bocão News, a vice-presidente da AFA, Denise Almeida, explica que até o início de 2015, os cargos eram indicados por políticos com pessoas que tinham experiência na área. “Não somos contra às indicações, mas que elas respeitem as exigências do decreto”. Segundo a vice-presidente, cargos como coordenadores e gerentes técnicos exigem experiência profissional em medicina veterinária, no mínimo três anos. Contudo, de janeiro para cá, esses cargos são ocupados por pessoas sem nenhum conhecimento na área.

Dentre os casos mais esdrúxulos está o coordenador do órgão em Itabuna que presidia uma entidade carnavalesca no município. Ele ainda não foi nomeado, por pressão dos servidores públicos.

Denise Almeida ainda contesta a decisão do Governo do Estado. Ela explica que o entendimento do governo é a de que o regimento interno do órgão, revogado em 2004, levaria também o decreto dos cargos comissionados. No entanto,  a vice-presidente afirma que um não cancela o outro.

A AFA ainda ressaltou que o protesto não é um pedido de saída do diretor do órgão, Oziel Alves de Oliveira (PDT), depois que a Justiça determinou ao governador Rui Costa (PT) que exonere o ex-deputado e ex-prefeito do cargo por ele ter conta rejeitada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Ainda assim, o grupo de manifestantes bloqueou a passagem dos animais para a Fenagro, que ocorre neste fim de semana, no Parque de Exposições.

Matérias relacionadas:

Funcionários da Adab protestam por saída de ficha-suja da diretoria

Justiça determina afastamento de ficha-suja da Adab denunciado pelo Bocão News

Ilegalmente, fichas sujas são nomeados a cargos públicos pelo Governo do Estado

Se houver descuido vamos corrigir, diz Rui sobre fichas sujas em seu governo

P
ublicada originalmente às 17h do dia 27 de novembro

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp