Política

Promotora do PDDU, Hortênsia Pinho deixa Salvador e vai fazer doutorado no RJ

Publicado em 20/03/2016, às 09h21   Victor Pinto (Twitter: @victordojornal)


FacebookTwitterWhatsApp

Com o objetivo de aprimorar seus estudos na área de urbanismo, a promotora Hortênsia Pinho, polêmica e conhecida por sua atuação contundente em torno do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, desde o fim desta semana, não responde mais pela atuação do setor no Ministério Público. A representante do órgão deixará Salvador e vai morar no Rio de Janeiro para fazer doutorado na UFRJ.

Em entrevista ao Bocão News, durante a última oficina do PDDU em que esteve à frente, Hortênsia explicou essa mudança.  “Minha ideia é o doutorado durar quatro anos, mas quero voltar em dois anos. Acho que no meu retorno estarei mais capacitada para contribuir e trazer vento fresco e com ideias novas”, disse.

“Tenho a sensação de dever cumprido, mas um pouco frustrada, pois quando eu planejei o doutorado, eu planejei que a gente tivesse passado as etapas de discussão, tanto que eu ia fazer ano passado e deixei de fazer por conta disso (...). Eu saio por um projeto de vida. Eu fiz o trabalho, de forma correta e paixão, e da mesma forma foi fazer o doutorado”, completou.

A representante do MP ainda explicou que com a sua saída o trabalho não vai parar. “A minha expectativa é que a colega ou o colega que venha a me substituir dê continuidade ao trabalho, pois isso o que interessa é a instituição, eu estava representando o Ministério Público. O MP continuará trabalhando”, declarou.

Já sobre o balanço das tratativas do plano, a promotora afirmou que ajustes deverão nortear o projeto. “O projeto de lei da forma que temos aí, sem estudo técnico, não tem como prosperar. Ele deve ser devolvido e ser readequado. Na forma posta eu não vejo como esse projeto do PDDU possa ser útil para a cidade. Se o PL foi aprovado como tá, nós temos o pior PDDU da história de Salvador”, encerrou. 

RELEMBRE - Hortênsia foi a promotora que pediu abertura de processo contra a Câmara de Vereadores para ditar os trâmites do PDDU que, na ocasião, setembro de 2015, estava em fase de discussão pelo Executivo. A representante do MP esquentou os debates e a mobilização de audiências para discutir o Plano. Teve uma queda de braço com o secretário de Urbanismo da capital, Silvio Pinheiro, em torno do assunto. Os vereadores também não gostaram nada da postura dela e alegaram interferência no poder Legislativo.

Leia mais:

PDDU: Câmara terá “terreno fértil” para debate 
Hortênsia Pinho promete esquentar os debates do PDDU na Câmara
Promotora Hortênsia minimiza protestos contra ela em oficina do PDDU
Sílvio Pinheiro não é expert no assunto, alfineta promotora do PDDU
Promotora não se sente “suspeita” para atuar em ação do PDDU
Regimento interno da Câmara fere a lei orgânica do município, diz promotora

Publicada no dia 19 de março de 2016, às 10h41

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp