Política

Caso Paupério: documento atesta ligação “antiga” entre secretário e FEA

Publicado em 29/09/2015, às 21h18   Juliana Nobre (Twitter: @julianafrnobre)


FacebookTwitterWhatsApp

No olho do furação, um novo documento chegou ao Bocão News, na noite desta terça-feira (29), em que atesta uma ligação “antiga” entre o secretário de Gestão da prefeitura de Salvador, Alexandre Paupério, e a Fundação Escola de Administração (FEA), vinculada à Universidade Federal da Bahia (Ufba). Em 2006, quando era diretor geral da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), Paupério emitiu um atestado de comprovação técnica de um projeto desenvolvido pela FEA, onde seria representante anos depois.

No documento, Paupério garante que “o projeto foi desenvolvido com adequado nível de qualidade e que nada temos que desabone sua conduta ética e moral, bem como idoneidade profissional dos seus professores”. Documentos como este podem ser utilizados como comprovação de qualidade para futuros contratos públicos, o que ocorreu anos posteriores.

Entre 2009 e 2012, Paupério foi representante da FEA e assinou convênios com a prefeitura de Salvador, sob a gestão de João Henrique (PR). Foram firmados 17 contratos entre as empresas de Paupério [Brian Inovações, Consultoria e Assessoria Ltda., Digital Instituto de Tecnologia Ltda. e Glia Comunicação, Design e Criatividade Ltda] e o município totalizando R$ 18 milhões. "De cada três chamamentos (para firmar o convênio), duas empresas eram dele", explicou a promotora do Ministério Público da Bahia, Rita Tourinho, que investiga o caso.

Ainda de acordo com o MP, os convênios visavam a terceirização de mão de obra e chegou a englobar, na época, mil pessoas, pagas pelo município. Entre 2009 e 2012 foram repassados aproximadamente R$ 124 milhões para a FEA. O esquema de desvio de verba foi descoberto quando, após análise da prestação de contas, percebeu-se que as mesmas três empresas participam da licitação e a mesma sempre vencia. Não havia provas da realização dos serviços.

Matérias relacionadas:

Iminência de saída deixa Paupério descontrolado

MP denuncia convênio entre empresa de Paupério e Secult

Tudo indica que houve desvio, diz Rita Tourinho; Pauperio é um dos alvos do MP

ACM Neto espera que Paupério peça pra sair

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp