Política

Prefeitura inicia processo de tombamento do Cristo da Barra

Publicado em 13/07/2016, às 15h22   Alexandre Galvão



A prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Matos (FGM), iniciou o processo de tombamento da Estátua de Jesus – O Salvador, na Barra. O monumento é popularmente conhecido como “O Cristo”. 
Segundo o texto, o processo fora deflagrado em 24 de março de 2015. O bem cultural já conta com o regime de tombamento provisório desde 4 de maio de 2016. 
Presidente da FGM, Fernando Guerreiro explicou, em entrevista ao Bocão News, o processo. “A gente vai elaborar o relatório que justifica o tombamento. A partir daí, a gente avaliar a pertinência e um grupo de estudo é montado para falar sobre a importância do bem”, afirmou, nesta quarta-feira (13). 
Ainda segundo Guerreiro, a expectativa é de que até este ano a estátua seja tombada. “Queremos terminar o processo todo ainda esse ano. A prefeitura, inclusive, pensa em uma revitalização para a área”, revelou. 
Com o tombamento, o monumento, segundo explica Fernando Guerreiro, não pode, por exemplo, ser trocado e lugar e a prefeitura passar a ter a obrigação de cuidar dele.
A obra que foi esculpida pelo italiano Pasquale de Chirico, em Gênova, e trazida para a Bahia a pedido do desembargador judeu convertido ao catolicismo José Botelho Benjamin.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp