Política

PSB abocanha Oeste e amplia participação no governo de Rui

Publicado em 25/08/2017, às 16h07   Luiz Fernando Lima e Victor Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

A catraca da governadoria, no Centro Administrativa da Bahia, rodou bastante durante a última quinta-feira (24). O motivo? Os últimos arranjos feitos pelo governador Rui Costa (PT) com vistas a já anunciada reforma administrativa que abarcará movimentos no primeiro e segundo escalão da gestão do petista.
Entre as novidades das articulações está o caminho trilhado para a ex-prefeita de Barreiras, Jusmari Oliveira (PSD), com os dois pés dentro da fila do primeiro escalão, para assumir a secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação no lugar de Vivaldo Mendonça. 
A cota é do PSB e Jusmari estaria disposta a se filiar na sigla para ganhar o cargo e contribuir dando suporte na região oeste aos socialistas. O assunto já teria sido combinado com a senadora Lídice da Mata (PSB), porém, o petista ainda se reúne com a principal liderança do PSB na segunda-feira (28) para discutir a política.
Mendonça, atual comandante da Secti, no entanto, talvez não saia da gestão. O deslocamento seria para a Secretaria de Meio Ambiente. Geraldo Reis, quadro petista do agrupamento de Vitória da Conquista, aparece na lista de corte desde as primeiras especulações. Os socialistas ampliam assim a zona de influência e ganhou um reforço eleitoral de peso na região que comanda o agronegócio no estado. 
Para as articulações da Secti fluírem, a vaga da ADAB – segundo escalão - , de indicação do prefeito de Luis Eduardo Magalhães, Oziel Oliveira, marido de Jusmari, será direcionada para o ex-prefeito de Alagoinhas, Paulo Cesar (PDT).  A cota, no entanto, não é dos brizolistas. A articulação vai na conta pessoal de Rui, ao menos, é o que apurou a reportagem do BNews.
Outra movimentação sinalizada, apurada por este site na tarde desta sexta-feira (25), diz respeito a Andrea Mendonça. A irmã do deputado federal Félix Mendonça Jr (PDT), que já foi da Secti nos primeiros anos da administração Rui Costa, está cotada para assumir a secretaria de Agricultura. 
A chegada de Andréa na Seagri só deve acontecer em  dezembro, quando Vitor Bonfim (PDT), deputado licenciado, retorna à Assembleia Legislativa da Bahia. Em verdade, Rui Costa determinou que todos os secretários ou ocupantes de cargos de primeiro e segundo escalão que pretendem disputar a eleição de outubro deixem os mandatos no final de dezembro. Janeiro começará de cara nova. 
Um detalhe: Vitor Bonfim resiste na Seagri menos pela simpatia que tem com seus pares e mais pela força política familiar. O pai, João Bonfim, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) numa articulação feita à época pelos deputados estaduais do PDT, incluindo Marcelo Nilo (hoje no PSL), não deixa de participar ativamente das discussões políticas sobre os rumos dos filhos na gestão estadual.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp