Política

Presidente do PTN desembarca em Salvador para costurar alianças

Imagem Presidente do PTN desembarca em Salvador para costurar alianças
José de Abreu acredita no crescimento do partido já nas eleições de 2012  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 17/09/2011, às 01h23   Luiz Fernando Lima


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente nacional do PTN, José de Abreu, está em Salvador discutindo a estratégia política que deve nortear o diretório estadual da legenda nas eleições de 2012. Desde a entrada do deputado estadual, João Carlos Bacelar, na gestão do prefeito João Henrique (PP), o PTN vem se aproximando do governo Jaques Wagner, mas encontra resistência interna.

Bacelar, que é secretário municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, comanda o partido na Bahia e tentou no início do ano promover uma aproximação com o PT estadual. No entanto, esbarrou nos interesses de deputados estaduais e outras lideranças da legenda que pretendem disputar as próximas eleições.

O caso de deputado Luizinho Sobral é emblemático. Luizinho assumiu a cadeira na Assembleia Legislativa deixada por Bacelar. Para tanto, teve que renunciar à condição de vereador de Salvador. Correndo o risco de ficar sem mandato no final da administração João Henrique, quando o secretário volta ao parlamento. Agora, Luizinho é anunciado como um dos principais pré-candidatos do PTN na Bahia.

Ele vai disputar a eleição para prefeitura de Irecê. A cidade é comandada pelo petista Zé das Virgens. Alvo de inúmeras críticas do deputado. Em outros municípios a história se repete. Contudo, segundo José de Abreu, o diretório nacional deposita “muita fé” na candidatura de Sobral.

“Eu vou aproveitar a oportunidade para conversar com Bacelar sobre a Bahia. O partido vem crescendo aqui e queremos ampliar a nossa participação no cenário baiano e nacional”, afirmou José de Abreu à reportagem do Bocão News.

Nesta sexta-feira, o presidente almoçou com o vereador de Lauro de Freitas, Márcio Paiva. Pré-candidato à prefeitura de município pelo PP. A aliança entre os dois partidos deve ganhar ainda mais projeção na Bahia.

O presidente tenta retomar o prestígio do partido, que nos tempos áureos elegeu Jânio Quadros presidente do país. A ideia, segundo ele, é conquistar um bom desempenho nas eleições de 2012 para em 2014 assegurar algumas cadeiras no Congresso. Atualmente, o partido não conta com representação nem na Câmara Federal, nem no Senado.

Em São Paulo, domicílio eleitoral do presidente da legenda, a expectativa é de fazer ao menos um vereador. Por lá, assim como aqui, o partido ainda está negociando alianças e parcerias. “Estamos crescendo de maneira geral em todo o Brasil. Trazendo as nossas bandeiras trabalhistas para discussão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp