Política

Novo presidente da Câmara vai dar pista sobre candidato apoiado por ACM Neto em 2020

Arquivo BNews
Até agora, o jogo conta com três nomes principais: Kiki Bispo (PTB), Cláudio Tinoco (DEM) e Geraldo Jr (SD)  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews

Publicado em 25/07/2018, às 15h49   Henrique Brinco



O vereador Léo Prates (DEM) vai se lançar como candidato a uma das cadeiras da Assembleia Legislativa da Bahia e deixará vaga a cadeira de presidente da Câmara Municipal de Salvador. Segundo o BNews apurou, o nome escolhido para substituí-lo terá forte ligação com o pré-candidato a Prefeitura de Salvador escolhido por ACM Neto (DEM) para a corrida eleitoral de 2020.

Até agora, o jogo conta com três nomes principais: Kiki Bispo (PTB), Cláudio Tinoco (DEM) e Geraldo Jr (SD).  Segundo informações de bastidores, até o momento, o favorito ao cargo é Kiki. Ele tem um bom trânsito entre os colegas e é aliado do vice-prefeito Bruno Reis (MDB). Tinoco, por sua vez, também tem grande aceitação no Palácio Thomé de Souza (no entanto, anda afastado do legislativo municipal por conta das atividades na Secretaria de Cultura). Geraldo Jr. também tem um bom trânsito entre os colegas na Câmara, mas ainda encontra certa resistência na cúpula municipal por ser visto como um nome ligado ao empresariado.

“O nome escolhido será o que vai conduzir a casa até a próxima eleição”, explica um vereador, que prefere não ser identificado, ao BNews. “Você tem uma situação extra aí: em 2020, você tem a sucessão do prefeito. Bruno Reis é um legítimo candidato, porque é o vice-prefeito. Ele tendo Kiki na Câmara, facilita a vida dele. Mas se for João Roma [o escolhido para concorrer], quem ganha força é Tinoco”, completa a fonte.

Já outro vereador também ouvido pelo BNews acredita que nenhum dos três nomes pode ser o escolhido por conta da imprevisibilidade dos resultados eleitorais em 2018. “A preocupação agora tem que ser com a eleição de deputados estaduais e federais. Só depois da eleição que saberemos quem vai sair fortalecido ou não”, diz. Além dos três nomes, Tiago Correia (PSDB) e Joceval Rodrigues (PPS), caso não sejam eleitos neste ano, também são apontados como fortes candidatos a sentar na cadeira de Prates.

Procurado, Kiki Bispo confirmou a pré-candidatura, mas prefere não contar vantagem ainda. “Essa discussão só vai ganhar corpo a partir da eleição de outubro. Até lá todos estarão focados nas eleições. Evidentemente que a gente coloca o nosso nome, como pré-candidato na disputa”, disse ao BNews

“Naturalmente a sucessão ocorrerá, porque Prates tem chances reais de vitória. Pela experiência que a gente tem na casa, é uma tendência natural que as conversas ganhem volume maior nas eleições de outubro. Qualquer tipo de eleição a gente só ganha no dia. Fora isso, tem que trabalhar muito e discutir muito. O próximo presidente terá uma responsabilidade grande de substituir Leo Prates”, completa.

Tinoco confirma que também vai lançar a pré-candidatura. “Mesmo afastado, tenho na presidência da Câmara um posto de alta relevância política em Salvador. Tive no meu primeiro mandato a possibilidade de conhecer todas as atividades ali desenvolvidas e desenvolvê-las”, exalta ao BNews. “Teria grande honra em exercer esse cargo. Tenho a pretensão de colocar o meu nome cada vez mais à disposição dos colegas”.

Geraldo Jr. não foi encontrado para comentar as especulações.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp