Política

Orlando Silva vai à Câmara explicar denúncias de desvios

Imagem Orlando Silva vai à Câmara explicar denúncias de desvios
O ministro baiano responde a denúncia publicada na revista “Veja”  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 18/10/2011, às 08h12   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro do Esporte, Orlando Silva, irá à Câmara dos Deputados nesta terça (18) para prestar esclarecimentos sobre denúncias de desvios de verba da pasta. Ele participa de uma audiência conjunta das comissões de Fiscalização e Controle e Turismo e Desporto, marcada para as 14h30.

Em reportagem publicada neste final de semana pela revista “Veja”, o policial militar João Dias Ferreira, preso pela Polícia Civil de Brasília em 2010, disse que Silva recebeu um pacote de dinheiro na garagem do ministério. Segundo ele, o ministro teria comandado um esquema de desvio de verbas do programa Segundo Tempo, destinado a incentivar a prática esportiva entre crianças e adolescentes. A ida de Orlando Silva à Câmara para se defender foi solicitada pelo deputado Osmar Júnior (PI), líder do partido do ministro, o PC do B.

Em entrevista na segunda, o ministro negou as denúncias e destacou o apoio que recebeu do partido após a publicação da reportagem. "O apoio que tenho de meu partido é irrestrito. Tanto no meu partido quanto no meu governo o que percebo é solidariedade e estímulo", disse.

Na mesma entrevista, Orlando Silva disse repudiar "veementemente" o que classificou como "falsidades" publicadas pela revista. Ele atribuiu a denúncia a uma "reação", já que, em ação na Justiça, a pasta cobra cerca de R$ 3 milhões de entidades ligadas a João Dias Ferreira beneficiadas pelo programa.

Orlando disse que não faz a "menor ideia" de quem seja a pessoa que, segundo Ferreira, teria entregado a ele o dinheiro. "Não houve, não há e não haverá nenhuma prova das mentiras faladas por esse crimonoso", declarou o ministro, ao se referir ao policial João Dias Ferreira.

Presidente Dilma

Na segunda, a presidente Dilma Rousseff defendeu o ministro, dizendo que o governo respeita o princípio da presunção de inocência.  "Nós, ao contrário de muita gente por aí, temos um princípio democrático e civilizatório. Nós presumimos inocência, e o ministro, não só nós presumimos a integridade dele, como ele tem se manifestado com muita indignação quanto às acusações feitas a ele", disse a presidente, em viagem à África do Sul.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp