Política

Câmara Municipal vai discutir criação de aplicativo exclusivo para taxistas em Salvador

BNews/Arquivo
Casa legislativa discute a regulamentação dos aplicativos de transporte privado, como Uber e 99pop  |   Bnews - Divulgação BNews/Arquivo

Publicado em 15/03/2019, às 16h12   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

A Câmara Municipal de Salvador vai discutir em breve a criação de um aplicativo de transporte exclusivo para taxistas. A proposta do vereador Luiz Carlos indica para a prefeitura um "estudo de viabilidade para implementação de aplicativo próprio de gestão do Serviço de Transporte Individual de Passageiros por Táxi de forma que os taxistas possam oferecer seus serviços através de aplicativo móvel gerido pelo Poder Público municipal sem os custos dos aplicativos móveis disponíveis no mercado".

A justificativa considera que "a utilização do serviço de transporte individual de passageiros por aplicativos móveis vem crescendo no mundo inteiro nos últimos anos e em nossa cidade este serviço já supera o serviço de táxi" e, "apesar do rígido controle exercido pelas empresas que oferecem o serviço de transporte individual de passageiros por aplicativos móveis em relação aos seus prestadores, o serviço de táxi possui maior controle pelo Poder Público municipal".

O texto também ressalta que para "obter a concessão para oferecer o seu serviço, os taxistas têm de arcar com uma série de taxas e impostos, além de vistorias anuais e do próprio alvará expedido pelo Poder Público Municipal em número limitado" e "têm perdido cada vez mais espaço para a grande quantidade de veículos que oferecem o serviço de transporte individual de passageiros por aplicativos móveis, muito em conta das facilidades proporcionadas pela contratação do serviço diretamente dos smartphones".

Atualmente, a Casa legislativa discute a regulamentação dos aplicativos de transporte privado, como Uber e 99pop.

Atualizado às 17h50 - Diferentemente do que foi informado anteriormente, o projeto é de autoria do vereador Luiz Carlos de Souza (PRB), e não de Luiz Carlos Suíca (PT). O texto foi corrigido.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp