Política

Assessores de Cezar Leite pedem exoneração após ação de Aleluia no Conselho de Ética

BNews/Vagner Souza
Decisão foi tomada após Alexandre Aleluia (DEM) acionar o Conselho de Ética da Câmara Municipal de Salvador contra o tucano por "negligência"  |   Bnews - Divulgação BNews/Vagner Souza

Publicado em 21/05/2019, às 15h12   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

O líder do MBL Bahia, Siqueira Costa Júnior, e uma assessora identificada como Natascha pediram desligamento do gabinete do vereador Cezar Leite (PSDB). A decisão foi tomada após Alexandre Aleluia (DEM) acionar o Conselho de Ética da Câmara Municipal de Salvador contra o tucano por "negligência".

Aleluia reclama que Cezar tem responsabilidade nos ataques dos dois servidores contra ele na imprensa e nas redes sociais. Já Cezar, que já formalizou o desligamento dos dois na sessão ordinária desta terça-feira (21), alega que não pode censurar os dois ativistas. 

"Durante o fim de semana houve trocas de agressões mútuas entre ele e o assessor meu, Siqueira. A ponto de na segunda Alexandre mover a ação. Mesmo assim, procurei minha assessoria para saber as informações", declarou. "São assessores meus que são líderes de movimentos, que estiveram comigo desde os movimentos de rua em 2013", completou.

O edil informou que foi comunicado sobre o desligamento dos dois no início da tarde. "Eles estão chateados e não querem nenhum tipo de cerceamento da fala deles. É algo que eles decidiram, algo de militantes. Perco dois assessores, mas as ruas estão ganhando dois grandes militantes".

Entenda o caso
O vereador Alexandre Aleluia (DEM) anunciou ao BNews que vai entrar com ação criminal contra o líder do MBL Bahia, Siqueira Costa Júnior, e ingressar com uma ação no Código de Ética da Câmara Municipal de Salvador. O ativista é lotado no gabinete do vereador soteropolitano Cezar Leite (PSDB). Além de Siqueira, uma outra assessora do tucano também deve ser acionada.

"Dois assessores do mesmo gabinete, uma disseminou fake news contra mim, e o Siqueira do MBL gravou um vídeo hoje no Instagram me chamando de moleque de ACM Neto, de vagabundo e etc... Tanto o regimento e o Código de Ética da Câmara são claros em mostrar qual deve ser a conduta dos vereadores e simetricamente dos assessores. E uma coisa que o Código de Ética fala é que o vereador não pode negligenciar a condução do seu mandato", declarou Aleluia. 

O edil cobrou um posicionamento de Cezar a respeito do caso. "Isso tem sido uma prática do movimento, que é ligado ao vereador umbilicalmente. Eles atacaram outros vereadores. Cabe cada um tomar suas atitudes e a minha estou tomando. [...] Vou entrar com ação criminal, registrar queixa na delegacia. Tanto contra esse vídeo do Instagram, quanto também em face da outra assessora difundiu fake news". 

Aleluia diz, no entanto, que está disposto a conversar com o tucano sobre o caso. "Não conversei. Não o procurei porque não estava no Plenário hoje. Estou tomando as providências porque não posso aceitar agressões gratuitas. Uma coisa são as opiniões no fim de semana, isso é do jogo político. Expus que o MBL estaria perdendo o rumo e eles responderam também. Isso é uma coisa. Outra coisa é me agredir e agredir outro vereador. Isso é diferente", declarou. "E, reafirmo, o vereador não pode se excluir. Se você tem um assessor cometendo crimes, você não pode negligenciar isso".

Leia também:
CMS: Alexandre Aleluia anuncia processo criminal contra líder do MBL Bahia

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp