Política

Rui Costa repudia ataque homofóbico em Camaçari: "Não é o Brasil que nós queremos"

Leitor BNews
Para o gestor, o ataque é um reflexo da onda conservadora que atinge o Brasil  |   Bnews - Divulgação Leitor BNews

Publicado em 22/10/2019, às 19h38   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Rui Costa (PT) repudiou, na noite desta terça-feira (22), em ataque homofóbico que chocou a população de Camaçari na noite do último domingo (20). Na ocasião, um homem de 33 anos foi atingido a tiros em um bar, onde estava com o seu namorado.

Segundo informações de testemunhas, o jovem estava em um estabelecimento no bairro Inoccop, em Camaçari, e teria trocado um beijo com o companheiro quando um indivíduo não identificado se aproximou e fez comentários homofóbicos. Após a discussão, o homem sacou a arma e disparou contra a vítima.

"É absolutamente lamentável, inaceitável, qualquer tipo de agressão. Mesmo se fosse uma agressão mais leve, do ponto de vista da agressão física. Nenhum ser humano tem o direito de agredir o outro, muito menos por se sentir contrariado com a escolha de quem a pessoa vai andar, seja amigo ou namorado", criticou Rui Costa, no programa "Papo Correria". Para o gestor, o ataque é um reflexo da onda conservadora que atinge o Brasil. "Esse episódio compõe esse tecido que se construiu no Brasil nos últimos anos, de pregar ódio e intolerância nas pessoas. E querer hegemonizar força na base da força, da violência, do medo e da truculência", critica.

Rui colocou à disposição todo o aparato do Estado para acompanhar o caso. "Isso merece nosso total repúdio e todas as autoridades vão agir para entregar os responsáveis na Justiça. [...] Da nossa parte, acho que a gente tem que continuar repudiando. Esse não é o Brasil que nos queremos", lamentou.

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) também divulgou nota repudiando o ataque. "A SJDHDS acompanha o caso, por meio da Superintendência de Direitos Humanos e da Coordenação LGBT, e já fez contato com os familiares para ouvi-los, além de garantir o acompanhamento no caso. A secretaria também já está em contato com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), para que o episódio seja esclarecido e os culpados respondam pelo crime", declarou, em nota.

"A SJDHDS reafirma o compromisso do Governo do Estado com a promoção da igualdade, do respeito e da cultura de tolerância. Fatos como este devem ser investigados e punidos exemplarmente. Lembramos ainda que, desde junho de 2019, por decisão do Supremo Tribunal Federal, a homofobia é crime. Os ministros do Supremo determinaram que a conduta passe a ser punida pela Lei de Racismo (7716/89), que hoje prevê crimes de discriminação ou preconceito", completa.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp