Política

Ex-assessor de Geddel é nomeado no Iphan

[Ex-assessor de Geddel é nomeado no Iphan]
Por: Arquivo / BNews Por: Redação BNews 0comentários

O Diário Oficial da União desta quinta-feira (28) traz a nomeação de Marco Antônio Delgado, um ex-assessor de Geddel Vieira Lima, para ser chefe de gabinete do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). A nomeação é assinada pelo ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antonio. O baiano e ex-minstro Geddel Vieira Lima foi preso em setembro 2017, após a Polícia Federal encontrar malas contendo R$ 51 milhões em um apartamento atribuído a ele.  Em 2016, ele protagonizou uma tentativa de interferência para interesses particulares no Iphan, com a tentativa de obter licença para obra do La Vue, condomínio de luxo localizado na ladeira da Barra, em Salvador.  
Na época, o caso foi revelado pelo então ministro da Cultura Marcelo Calero, que se demitiu do cargo. O fato causou também a saída de Geddel do governo. Conforme o O Globo, Delgado assume a chefia de gabinete do órgão justamente num momento em que novas acusações de interferência no Iphan vem à tona. Na reunião ministerial do dia 22 de abril — divulgada pelo ministro  Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF) —, o presidente Jair Bolsonaro atacou a atuação do Iphan.

Uma ação judicial,  pede a anulação da nomeação da nova presidente do instituto, Larissa Peixoto. Segundo a ação, haveria indícios de desvio de finalidade na troca da chefia do Iphan.
 

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Leia os termos de uso

jusnews

Na Sombra do Poder

PodCast

Mais Lidas