Política

Rui Costa “dribla” José Carlos Araújo e se reúne com presidente municipal do PL para cooptar apoio em Salvador

Reprodução/ Câmara dos Deputados
O governador deve acionar outros agentes do PL, ao invés de tratar do apoio diretamente com o presidente estadual da sigla  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Câmara dos Deputados

Publicado em 28/08/2020, às 21h57   Pedro Vilas Boas


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Rui Costa (PT) “driblou” o presidente estadual do PL, ex-deputado federal José Carlos Araújo, e se reuniu esta semana com o líder municipal do partido, deputado federal Abílio Santana, no Palácio de Ondina. O petista convidou o parlamentar para tentar convencê-lo a apoiar o candidato petista nas eleições deste ano em Salvador.

Rui prometeu uma reunião a Araújo há quase um mês, mas, paralelo a isso, agendou o encontro com Abílio. O BNews apurou que o governador deve acionar outros agentes do PL, ao invés de tratar do apoio diretamente com o presidente estadual da sigla. 

Publicamente, Abílio não poupa elogios ao prefeito ACM Neto (DEM), apesar do PL oficialmente ainda integrar a base de Rui. O deputado federal representa uma ala do partido mais próxima do grupo democrata. 

Rui tenta evitar uma “debandada” em sua base. Vários partidos estão insatisfeitos com a falta de comunicação do governador com a base, além da desvalorização na distribuição de cargos. Porém, além do PL, o PDT se destaca entre os insatisfeitos.

O partido do ex-ministro Ciro Gomes já avisou a seus parlamentares na Bahia que vai apoiar o candidato de Neto em Salvador, o vice-prefeito Bruno Reis. A sigla deve ocupar a vice na chapa.

Procurado pela reportagem para comentar a reunião de Rui e Abílio, José Carlos Araújo afirmou que, inevitavelmente a escolha sobre qual caminho o PL vai seguir passa por ele e diz não se incomodar com o “drible”. “Ele falou em nome de Abílio, não em nome do partido. Quem fala em nome do partido sou eu”, disse. 

Araújo vai se reunir na próxima quarta-feira (2) com o presidente nacional do PL, ex-deputado federal Valdemar Costa Neto, para discutir o assunto.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp