Política

Câmara aprova PDDU da Copa com emendas "escondidas"

Publicado em 13/12/2012, às 10h25   Marivaldo Filho (Twitter: @marivaldofilho)


FacebookTwitterWhatsApp

Uma sensação de deja vúpara quem viu a votação da Lei de Uso, Ordenamento e Ocupação do Solo (Louos), em dezembro de 2011. Com direito a muitas polêmicas e ocultação de emendas, o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano para a Copa do Mundo de 2014 (PDDU da Copa) foi aprovado, na noite desta quarta-feira (12), na Câmara Municipal de Salvador.

Os presentes no plenário não tiveram acesso ao conteúdo das emendas que foram colocadas no PDDU, revoltando os vereadores da oposição. O vereador Adriano Meirelles (PR) chegou a arrancar as emendas da mão da vereadora Aladilce Souza (PcdoB) para que não fossem feitos registros.

“A Copa não precisa do PDDU desta forma para ela acontecer”, bradou Olívia Santana (PcdoB). “É um projeto de extrema importância para a nossa cidade”, rebateu Téo Senna (PTC).

Enquanto as vereadoras do bloco de oposição lutavam para continuar discutindo e adiando a votação, o vereador petista Henrique Carballal surpreendeu e declarou o voto a favor do projeto.

De “tranca pauta” a “rolo compressor”

A postura do vereador Alcindo da Anunciação, apelidado pelos próprios edis de “caboclo tranca-pauta” pelo costume de obstruir as sessões, foi criticada pela vereadora colega de partido, Vânia Galvão. “Presidindo essa sessão ele deixou de ser tranca-pauta e se transformou num rolo compressor para aprovar esses projetos” , alfinetou.

Mudança de planos

Ao perceber a iminente aprovação do projeto e para adiantar a votação das contas do prefeito, os vereadores do bloco de oposição decidiram parar de discutir o PDDU para que as contas sejam votadas antes da madrugada. “Eles querem aprovar às escuras. Vamos parar de debater para que as contas sejam votadas para todo mundo ver”, anunciou Aladilce Souza.


Nota postada às 22h do dia 12

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp