Política

Prefeitura e creches firmam acordo para regularizar convênios

Imagem Prefeitura e creches firmam acordo para regularizar convênios
Mutirão nos bairros deve agilizar documentação   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 10/08/2014, às 07h10   Juliana Nobre (Twitter: @julianafrnobre)


FacebookTwitterWhatsApp

A prefeitura de Salvador e as Central das Creches Comunitárias chegaram a um acordo nesta sexta-feira (8). A partir desta segunda (11), uma comissão formada por funcionários da secretaria municipal da Educação e universidades estarão em cada bairro para agilizar a documentação das 230 creches comunitárias na capital baiana.

Esta semana, ao Bocão News, o presidente da central, Cleriston Silva acusou a prefeitura de não repassar recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Profissional (Fundep) e somente reconhecer 81 escolas comunitárias. Já o secretário da Educação, Jorge Khoury afirmou que as creches não receberam recurso devido a irregularidade da documentação.


Após o embate, o mutirão dará prosseguimento à documentação a fim de legalizar as instituições para o repasse dos benefícios. A secretaria já havia criado o Núcleo Multidisciplinar de Assessoria Jurídica e Contábil para regularizar a situação das creches para celebração dos convênios desde o dia 28 de julho, entretanto, a procura não foi esperada.

A meta da secretaria é iniciar o ano que vem com mais 100 escolas comunitárias. Atualmente, as 82 creches reconhecidas pela gestão municipal beneficiam 7 mil estudantes, porém, o déficit ainda é de 145 mil fora das escolas de ensino infantil.

Programa Primeiro Passo

Por iniciativa da prefeitura, indicada pelo vereador Léo Prates (DEM), o programa Primeiro Passo tem causado divergências. De acordo com os opositores do prefeito ACM Neto, o programa é “deseducador” por beneficiar com R$ 50 cada criança fora das creches. “Ao se matricularem, as mães deixam de receber esse recurso. É claro que elas não vão querer deixar de receber esse recurso, que acaba contribuindo na renda mensal”, apontou a vereadora Aladilce Souza (PCdoB).

Matéria originalmente publicada às 9h45 de 9 de agosto de 2014

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp