Política

Políticos baianos reagem a invasões de extremistas bolsonaristas em Brasilia

Reprodução/Vídeo
Prédios do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal foram invadidos por bolsonaristas  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Vídeo

Publicado em 08/01/2023, às 16h47 - Atualizado às 20h45   Cadastrado por Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

Políticos baianos reagiram nas redes sociais às invasões de extremistas bolsonaristas na tarde deste domingo (8), em Brasília.

Deputada federal pelo PCdoB, Alice Portugal pediu punição para os bolsonaristas que invadiram os prédios dos três poderes na capital federal. "É preciso uma ação urgente das forças de segurança. Querem atropelar a democracia! Que os mandantes e financiadores desse absurdo sejam identificados e responsabilizados com urgência", escreveu.

Jorge Solla (PT) responsabilizou o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, pela facilidade com que os extremistas conseguiram acesso à praça dos Três Poderes. 

"Inconteste a responsabilidade do governador Ibaneis Rocha, do DF. Inteligência federal sabia da ameaça e alertou GDF, que garantiu que tomaria medidas e não o fez. Ao contrário, imagens aparecem de todos os lados de policiais ajudando manifestantes. Quem tem culpa vai pagar", afirmou.

Deputado estadual, Alex Lima (PSB) foi além e pediu intervenção no governo distrital. "Intervenção urgente no governo do DF. Não tem mais condições de se manter, depois dessa clara omissão com os terroristas de plantão", declarou.

Reeleito deputado estadual, Hilton Coelho (PSOL) republicou uma gravação que exibe a invasão dos bolsonaristas ao Palácio do Planalto.

Líder do PSDB na Câmara dos Deputados, Adolfo Viana (PSDB), repudiou a invasão ao Congresso Nacional, ao Palácio do Planalto e ao Supremo Tribunal Federal (STF).

"Manifestações pacíficas são legítimas e fazem parte do regime democrático. No entanto, a invasão e a destruição de prédios que representam a democracia brasileira são inadmissíveis. Não irão alterar o resultado do processo eleitoral e tampouco contribuir para a pacificação tão necessária para o Brasil seguir em frente. Os responsáveis por esses atos criminosos precisam ser identificados e punidos", disse.

O deputado federal Cacá Leão (PP) também repudiou as invasões e afirmou que o processo democrático eleitoral precisa ser respeitado, para além dos resultados das urnas.

"Repudio veementemente as invasões em Brasília. A democracia, a Constituição e a lisura do pleito eleitoral precisam ser respeitadas e preservadas, independentemente do resultado eleitoral", afirmou.

Cacá disse ainda que ganhar ou perder é natural num processo democrático e que o país não pode ser penalizado "por uma minoria extremista que não aceita o resultado legítimo das urnas". "As eleições acabaram, agora é hora de pensar no Brasil, seja quem é simpático ao governo ou fará oposição", reforçou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp