Política

Políticos revelam expectativa para o Dois de Julho

Divulgação/IPAC
Este ano, é celebrado os 200 da Independência do Brasil na Bahia  |   Bnews - Divulgação Divulgação/IPAC

Publicado em 02/07/2023, às 05h45   Daniela Pereira e Daniel Serrano


FacebookTwitterWhatsApp

É celebrado neste domingo (2) os 200 da Independência do Brasil na Bahia. A programação dos festejos começa cedo, logo às 6h, com a Alvorada com queima de fogos em um palco montado no Largo da Lapinha. Em seguida, às 8h, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o prefeito Bruno Reis (UB) participam da cerimônia cívica, com o hasteamento das Bandeiras. O início do Cortejo Cívico está agendado para começar às 9h. Pela tarde, o momento alto é a chegada dos carros dos caboclos no Campo Grande, previsto para ocorrer às 16h30.

Além do governador e do prefeito, o evento também contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Esta será a primeira vez que o petista participará da cerimônia ocupando a presidência. Em anos anteriores, ele participou como candidato.

Mesmo antes do início das comemorações, autoridades não esconderam a sua expectativa para a data.  O prefeito Bruno Reis espera que população participe das homenagens ao “heróis da independência”. "Com fé em Deus, será uma festa com grande participação popular. Estaremos todos aqui para homenagear os nossos heróis da independência para valorizar a nossa história”, disse.  

Já o secretário municipal de Cultura, Pedro Tourinho, o bicentenário do Dois de Julho é o momento ideal para que seja feita uma “revisão histórica” da importância da data, não só para a Independência do Brasil, na “construção” de tudo o que define “o que é ser baiano”. 

"O bicentenário do Dois de Julho é um momento da gente fazer não só uma revisão histórica, mas uma reafirmação histórica da força do povo baiano na libertação do Brasil, na construção de todos os símbolos que definem o que é ser baiano, o que é ser de Salvador", destacou Tourinho. 

Para que as comemorações do bicentenário do Dois de Julho ocorra com toda a segurança, o secretário de mobilidade, Fabrizzio Müller, comentou sobre as alterações no trânsito da capital para os festejos

"Nada de diferente dos anos anteriores. A operação já está consolidada tanto no transporte quanto no trânsito. A Transalvador estará operando para garantir a segurança de todo o cortejo, com  os bloqueios", disse. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp