Política

Ponte Salvador-Itaparica: nova etapa de sondagem é iniciada em Vera Cruz

Divulgação
Uma plataforma está sendo montada na beira-mar no município de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 22/02/2024, às 18h04 - Atualizado às 18h53   Cadastrado por Davi Lemos


FacebookTwitterWhatsApp

Uma plataforma que está sendo montada na beira-mar no município de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, vai ser utilizada nos próximos dias na atividade de sondagem da Ponte Salvador-Itaparica. A concessionária responsável pela implantação da ponte afirma que, nesta estrutura, será acoplado o equipamento de sondagem que irá fazer dois furos em uma área próxima à borda do mar.

Conforme prevê o cronograma da concessionária, esse serviço faz parte da etapa de trabalhos em terra, já que, na região de borda do mar, a lâmina d’água é pequena. A sondagem em alto mar está prevista para começar em março, quando haverá uso de plataformas ainda maiores e balsas.

Na última quarta-feira (21), foi iniciada a sondagem em terra em Salvador, em uma área próxima ao ferry-boat. A sondagem é necessária para compreender as características do terreno e definir a fundação da estrutura da ponte. Com uso de uma perfuratriz, são obtidos fragmentos do solo no local onde posteriormente serão instalados os pilares. Posteriormente, essas amostras são enviadas para laboratório onde são feitas as análises detalhadas do material coletado.

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) foi ao Instagram e também comentou a nova etapa da construção da ponte. "O serviço faz parte da etapa de trabalhos em terra, a sondagem em alto-mar está prevista para começar em março, com uso de plataformas maiores e balsas", escreveu. 

Esse novo investimento de aproximadamente R$ 9 bilhões é fruto de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo da Bahia e um consórcio chinês formado por dois grandes grupos: China Railway 20th Bureau Group Corporation (CR20) e China Communications Construction Company (CCCC). O contrato assinado em novembro de 2020 estabelece uma concessão de 35 anos para construção, operação e manutenção da ponte.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp