Política

Prefeito é condenado à prisão por insultar Conselho Eleitoral; entenda o caso

Divulgação/Redes Sociais
Além da prisão, o prefeito está proibido de participar do pleito nas eleições de 2023  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Redes Sociais

Publicado em 14/12/2022, às 17h21   Camila Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

A Justiça condenou o prefeito de Istambul, Ekrem İmamoğlu, a 2 anos e 7 meses de prisão, nesta quarta-feira (14), por insultar membros do Supremo Conselho Eleitoral da Turquia, maior autoridade eleitoral do país.  Além da prisão, ele está proibido de participar do pleito nas eleições de 2023. Nas redes sociais, İmamoğlu escreveu que “nenhum poder pode impedir a vontade nacional. Para o Partido Socialista Europeu (PSE), a decisão é mais um ataque à democracia do presidente Erdoğan. O político ainda pode recorrer da decisão.

Ele planejava concorrer nas eleições de junho da Turquia contra o presidente Recep Tayyip Erdogan, que comanda o país durante quase 20 anos, intercalando passagens entre os cargos de primeiro-ministro e chefe do executivo. Em postagem no Twitter, na qual declara apoio ao prefeito, o partido afirma que o presidente “usará todos os meios para se manter no poder, incluindo a remoção de representantes eleitos democraticamente que se opõem a ele”.

Veja:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp