Política

Prefeito segue Ronaldo Carletto, deixa o PP e se junta ao Avante; entenda contexto

Na foto, Marcus Sarmento, Adolpho Loyola e Neto Carletto - Reprodução / Redes Sociais
Gestor municipal deixou o PP sob orientação de um deputado federal do partido  |   Bnews - Divulgação Na foto, Marcus Sarmento, Adolpho Loyola e Neto Carletto - Reprodução / Redes Sociais
Lula Bonfim

por Lula Bonfim

[email protected]

Publicado em 26/07/2023, às 20h26 - Atualizado às 20h28


FacebookTwitterWhatsApp

Pré-candidato à reeleição em 2024, o prefeito Marcus Sarmento, de Itanagra, deixou o PP e se filiou ao Avante nesta semana. O gestor municipal foi orientado a mudar de legenda pelo deputado federal Neto Carletto (PP), visando uma maior aproximação do governo do estado, liderado por Jerônimo Rodrigues (PT).


Apesar do PP estar na base de Jerônimo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), a avaliação é que a legenda não integra realmente o grupo governista, já que não se descolou da gestão do prefeito Bruno Reis (União Brasil), em Salvador. Se juntando ao Avante, Sarmento deixa claro seu apoio ao governador.


“Foi primeiro uma opção pessoal, mas também política. Eu queria estar mais na base do governador Jerônimo, em um partido mais consolidado na base”, afirmou Sarmento, exclusivamente ao BNews.


O Avante é liderado na Bahia pelo ex-deputado federal Ronaldo Carletto, que deixou o PP após não conseguir um acordo para assumir o comando da legenda no estado, perdendo o embate interno para o atual deputado federal Mário Negromonte Jr. (PP).


Na sequência à eleição de Negromonte Jr., o governo Jerônimo articulou a saída de Carletto para o Avante, retirando o comando da legenda do deputado federal Pastor Sargento Isidório e entregando para o ex-parlamentar do PP.


Na época, Neto Carletto avisou que apenas seu tio Ronaldo deixaria o PP, enquanto ele seguiria na legenda, trabalhando para fortalecê-la sob a liderança de Negromonte. Porém, o que acontece neste momento é que o parlamentar atua ao lado de seu parente, reforçando os quadros do Avante.


“Essa mudança passou também pelo deputado federal Neto Carletto e pelo ex-deputado Ronaldo Carletto, que foram os grandes articuladores”, admitiu Sarmento ao BNews.


A intenção de Ronaldo Carletto é se viabilizar como candidato ao Senado em 2026, integrando a chapa majoritária pela reeleição de Jerônimo Rodrigues ao governo do estado. O objetivo, porém, passa por um bom desempenho do Avante nas eleições de 2024, colocando o partido ao lado de PSD e PT como as grandes forças do interior baiano. Para isso, Neto tem ajudado seu tio na filiação de novos quadros.


De acordo com interlocutores próximos ao Palácio de Ondina, quem também participou das conversas que levaram Marcus Sarmento ao Avante foi Adolpho Loyola, chefe de gabinete e braço direito do governador Jerônimo Rodrigues.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp