Política

Prefeitos baianos se articulam para última mobilização municipalista do ano em Brasília

Agência CNM
Evento acontece em Brasília nos próximos dias 12 e 13 de dezembro  |   Bnews - Divulgação Agência CNM

Publicado em 06/12/2022, às 12h32   Osvaldo Barreto


FacebookTwitterWhatsApp

O movimento municipalista nacional acontece em Brasília, nos próximos dias 12 e 13, e vai reunir prefeitas e prefeitos dos municípios brasileiros. A mobilização tem como objetivo pressionar deputados federais e senadores para aprovar demandas fundamentais para os municípios

Diversos prefeitos de municípios baianos se articulam para a última mobilização do ano. Dentre as pautas prioritárias, os gestores baianos participarão do evento para cobrar a aprovação da PEC da Redução da Alíquota do INSS (PEC 14/2022), que vai garantir o equilíbrio fiscal das prefeituras.

A mobilização está sendo convocada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e as associações municipalistas estaduais, com intensa participação da União dos Municípios da Bahia (UPB). Ainda no dia 12, os gestores municipais vão recepcionar os novos parlamentares eleitos para apresentar as demandas municipalistas.

"É importante que estejamos organizados e com um grande número de prefeitas e prefeitos, para juntos pressionarmos para formação da comissão especial. Hoje, boa parte do que é arrecadado pelos pequenos municípios, sobretudo do Norte e Nordeste, vai para pagar o INSS. O que buscamos é uma alíquota que possa ser paga e que permita ao município retomar a capacidade de investimento”, explicou o presidente da UPB, Zé Cocá e prefeito de Jequié.

A comitiva baiana solicitou também reunião com o senador Jaques Wagner, autor de projeto de lei, em tramitação no Senado, que trata também de redução da alíquota de contribuição de INSS dos municípios. A liderança da UPB solicitou ao líder nacional do PT, deputado Reginaldo Lopes, a marcação de uma reunião com a equipe de transição do futuro Ministério da Economia, visando sensibilizar o novo governo para a importância da aprovação da PEC 14/2022.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp