Política

Prefeitos da base chegam a consenso sobre presidência da UPB; saiba escolhido

Divulgação
Prefeitos de diversas cidades baianas se reuniram para formalizar consenso; nome ainda não foi anunciado de forma oficial  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 04/01/2023, às 09h18   Yuri Abreu e Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Prefeitos de diferentes cidades baianas se reuniram na última terça-feira (3) e chegaram a um consenso sobre a disputa pela presidência da UPB (União dos Municípios da Bahia), que deve acontecer ainda neste mês de janeiro.

Participaram do encontro os prefeitos Quinho, de Belo Campo; Júlio Pinheiro (PT), de Amargosa; Caca (PT), de Miguel Calmon; Wilson Cardoso, de Andaraí; Moreirinha (PSD), de Itapicuru; Marcão (PP), de Santana; Thiancle (PSD), de Castro Alves; Marcelo (PL), de Cocos; e Reinalldo Goes, o Reinaldinho (PSD), de Iuiu.

O grupo ainda faz mistério sobre o nome, mas, segundo apuração do BNews, o escolhido é Quinho (PSD), prefeito de Belo Campo e atual vice-presidente da UPB. Ele é o nome defendido pelo ex-governador Rui Costa (PT), que é desafeto do atual presidente da UPB, Zé Cocá (PP), prefeito de Jequié.

Na próxima terça-feira (10), os gestores municipais devem se reunir novamente em Salvador para apresentar a chapa para a disputa do comando da UPB. Além de Quinho, estão no páreo pela presidência da UPB o prefeito de Itanagra, Marcus Sarmento (PP); o prefeito de Castro Alves, Thiancle Araújo (PSD), e o prefeito de Itapicuru, José Moreira de Carvalho Neto, conhecido popularmente por Moreirinha.

A presidência da UPB será deixada por Zé Coca (PP), atual prefeito de Jequié, após rompimento com a base do governo. Zé Coca seguiu o vice-governador, João Leão, quando decidiu desembarcar na base do ex-prefeito ACM Neto (UB).

Em conversa com o BNews, Zé Cocá disse que o governador Rui Costa (PT) levou o atrito entre eles para a esfera mais “pessoal”. O prefeito ainda reforçou que foi eleito deputado estadual pelo Progressista, em 2018, antes de ser eleito prefeito de Jequié, em 2020.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp