Política

Prefeitura de Salvador contrata fundação de SP por R$ 3,7 milhões sem licitação para projetar teleférico

Reprodução/ Respostas Sustentaveis
Contrato tem prazo de noves meses para instaurar o processo licitatório do teleférico; Sucop se manifesta  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Respostas Sustentaveis

Publicado em 13/07/2026, às 15h44   Yuri Pastori e Héber Araújo



A Prefeitura de Salvador, por meio da Superintendência de Obras Públicas (SUCOP), firmou um contrato com a Fundação Instituto de Administração (FIA), de São Paulo, para planejar e estruturar o futuro processo de licitação do Sistema de Teleférico de Salvador - Linha 1. O equipamento vai ligar Campinas de Pirajá - Praia Grande um trecho de 4,3 km.

A contratação da consultoria visa a consolidação de estudos técnicos e estruturação de processo licitatório. A prefeitura da capital baiana ainda estipulou um prazo de nove meses para a empresa consolidar os estudos técnicos do projeto e para estruturar todo o processo licitatório. 

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

O serviço de consultoria vai custar R$ 3.760.000,00 (três milhões, setecentos e sessenta mil reais). O contrato feito por inexigibilidade de licitação, ou seja, modalidade sem concorrência pública ou disputa de preços entre várias empresas, tem a duração de nove meses, contados a partir da data da assinatura da primeira Ordem de Serviço. 

O BNews entrou em contato com a SUCOP que, em nota, afirmou que o processo de licitação foi todo dentro da normalidade e em conformidade com a legislação. A pasta apontou que analisou outras empresas, mas que a FIA foi escolhida pela expertise e experiência reconhecida  neste tipo de projeto. 

“A expectativa é que o edital para implantação do Sistema Teleférico Salvador – Linha 1 seja lançado ainda neste semestre. Após a conclusão dos estudos técnicos, durante o processo licitatório, serão realizadas audiências públicas para apresentação dos resultados à população. O modelo de licitação, bem como os valores estimados para a implantação e o prazo de execução da obra, serão definidos com base nas conclusões da consultoria, que subsidiará a estruturação do empreendimento”, completa a nota.

Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp

Veja a nota completa

“A Superintendência de Obras Públicas (Sucop) informa que a contratação da consultoria foi realizada em conformidade com a legislação vigente. Durante a instrução do processo, foram realizadas cotações com outras fundações de referência para aferição da compatibilidade dos preços praticados. A Fundação Instituto de Administração (FIA) foi escolhida em razão da sua reconhecida expertise e experiência neste tipo de projeto. Instituição no Brasil com projeto de mesma natureza em execução, o que lhe confere conhecimento atualizado para o objeto contratual.

A expectativa é que o edital para implantação do Sistema Teleférico Salvador – Linha 1 seja lançado ainda neste semestre. Após a conclusão dos estudos técnicos, durante o processo licitatório, serão realizadas audiências públicas para apresentação dos resultados à população. O modelo de licitação, bem como os valores estimados para a implantação e o prazo de execução da obra, serão definidos com base nas conclusões da consultoria, que subsidiará a estruturação do empreendimento. O Teleférico é parte Programa de Inclusão Social e Territorial de Salvador - Salvador Inclusiva, financiado junto a Corporação Andina de Fomento (CAF).”

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)
{# Os assets da galeria (unitegallery) sao injetados em bones/objects.py, somente quando o artigo tem galeria. #}