Política

Prefeitura é investigada por suposto desvio milionário na área da saúde

Divulgação / PF
Irregularidade teria ocorrido durante a pandemia da covid-19  |   Bnews - Divulgação Divulgação / PF
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 26/03/2024, às 10h31 - Atualizado às 10h31


FacebookTwitterWhatsApp

A Polícia Federal (PF), com apoio da Controladoria Geral da União (CGU), deflagrou, nesta terça-feira (26), uma operação para investigar eventuais irregularidades cometidas pela Prefeitura de Volta Redonda (RJ) durante a pandemia da covid-19.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

De acordo com a coluna "Na Mira", do site Metrópoles, as irregularidades teriam sido cometidas na contratação de serviços emergenciais durante a crise sanitária.

Ao todo, 40 policiais federais cumprem 10 mandados de busca e apreensão em residências, empresas e escritórios de pessoas que possam ter relação com o crime nas cidades de Volta Redonda, Rio de Janeiro, Rio Claro (RJ), Pinheiral (RJ), Barra do Piraí (RJ) e Paraíba do Sul (RJ).

As investigações que deram origem à operação tiveram início em 2020, após uma denúncia anônima apontar para possíveis irregularidades na dispensa de licitações para a contratação de serviços para a instalação de equipamentos em um hospital de campanha montado em Volta Redonda, para atender pessoas infectadas pela Covid.

De acordo com as investigações, há uma suspeita de que os recursos de um contrato de R$ 1,6 milhão tenham sido desviados. Existem ainda indícios de que outras irregularidades nas contratações dos serviços tenham sido cometidas.

Entre as fraudes investigadas estão: superfaturamento na contratação dos serviços; irregularidades na apresentação de documentos; direcionamento do objeto a ser contratado; conluio entre empresas, agentes políticos e servidores do município; empresas de fachada, entre outras.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp