Política

Prefeitura inaugura monumento dedicado a Maria Felipa

Joilson César/BNews
O prefeito Bruno Reis ainda comentou sobre a possibilidade da Praça Cairu, onde está a homenagem, levar o nome da heroína do Dois de Julho  |   Bnews - Divulgação Joilson César/BNews
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 27/07/2023, às 14h00


FacebookTwitterWhatsApp

A Prefeitura de Salvador inaugurou na manhã desta quinta-feira (27) um monumento em homenagem a Maria Felipa, uma das heroínas da Independência do Brasil na Bahia. A escultura, localizada na Praça Cairu, no bairro do Comércio, é a primeira em homenagem à marisqueira negra, da Ilha de Itaparica. 

Na cerimônia, o prefeito Bruno Reis (UB) destacou o papel de Maria Felipa e como ela representa a importância das mulheres no processo de Independência da Bahia. 

“Esse monumento é um reconhecimento ao exemplo de coragem e de força da mulher negra baiana. Representa a principal homenagem que Maria Felipa recebe em Salvador nesses 200 anos”, disse. A resistência de Maria Felipa, expulsando definitivamente os portugueses do solo baiano, será para sempre lembrada. Se hoje vivemos uma democracia e alcançamos tantas conquistas, deve-se a esse movimento de resistência”, disse.

“De olhos voltados para a Ilha de Itaparica, esse monumento vai se eternizar num dos pontos de maior visitação da nossa cidade, onde milhões de pessoas, do mundo todo, poderão conhecer a história dessa mulher”, acrescentou o prefeito.

Ao ser questionado sobre a possibilidade de mudar da praça Cayru, que leva o nome do Visconde de Cairu – um economista e político brasileiro -, para homenagear Maria Felipa, Bruno Reis disse que a alteração depende de uma aprovação dos vereadores da Câmara Municipal de Salvador (CMS).

“Se a Câmara aprovar, a gente sanciona de imediato. Tem sido essa a lógica da gestão. Foi assim com a Adhemar de Barros [localizado no bairro de Ondina] para Milton Santos, com Alaíde do Feijão, e com tantas outras ruas, monumentos e praças que a Câmara tem competência para estabelecer quais são as denominações e garanto que se for aprovado pela Câmara, a prefeitura sanciona”, disse o prefeito.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp