Política

Presidente da Câmara de Vereadores de cidade baiana é preso por suspeita de fraude e organização criminosa

Divulgação
A prisão aconteceu na quarta-feira (25), em flagrante, por porte ilegal de arma de fogo  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Rebeca Santos

por Rebeca Santos

Publicado em 27/02/2026, às 11h54



O presidente da Câmara de Vereadores de Sobradinho (BA), Edson Cardoso dos Santos (PSD), mais conhecido como "Cachoeira do Bolo", foi preso em uma operação da Polícia Civil que investiga fraudes em contratos públicos.

Ele disputa eleições na cidade há 10 anos e está no segundo mandato como vereador.

Cachoeira do Bolo tem 47 anos, é agricultor e preside a Câmara Municipal. Ele nasceu em Juazeiro, cidade do norte da Bahia que fica a cerca de 47 km de Sobradinho.

Nas redes sociais, o vereador mostra que gosta  de pesca e de esportes. Ele costuma postar fotos correndo ou jogando futebol.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), nas últimas eleições ele declarou apenas R$ 10 mil em bens.

A prisão aconteceu na quarta-feira (25), em flagrante, por porte ilegal de arma de fogo.

Ele tinha um mandado de prisão temporária pelos crimes de organização criminosa, peculato, contratação ilegal e frustração do caráter competitivo de licitação.

As investigações da polícia começaram depois de denúncias anônimas. De acordo com as apurações, o grupo do qual o vereador faz parte inclui servidores públicos, agentes políticos, empresários e um assessor jurídico.

Juntos, eles fingiam seguir as regras legais para contratar empresas já escolhidas antes, sem competição pública de verdade. Em muitos casos, as empresas nem realizavam os serviços contratados.

Além da prisão, o presidente da Câmara foi afastado das funções por 90 dias, por decisão da Justiça. O objetivo é proteger o andamento do processo e evitar que haja interferência nas investigações.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)