Política

Presidente da Petrobras anuncia mudança nos parâmetros do preço do petróleo

Reprodução/Petrobras
De acordo com o gestor, a Petrobras vai "praticar preços competitivos como ela achar melhor"  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Petrobras

Publicado em 02/03/2023, às 18h26   Cadastrado por Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, afirmou nesta quinta-feira (2), durante sua primeira entrevista coletiva à frente do cargo, que a estatal pode buscar outros parâmetros fora da Paridade de Preços e Importação (PPI) para definir seus preços.

De acordo com o gestor, a PPI é uma "abstração" e a Petrobras vai "praticar preços competitivos como ela achar melhor". "O PPI é uma referência e, se julgar necessário, terá mais de uma referência para ter o melhor preço para o consumidor", declarou.

"O próprio PPI é uma abstração. O PPI mesmo, ele difere. Quando fala em PPI, parece que virou um dogma esse negócio, criaram esse nome e isso parece que dominou tudo. Não é necessariamente assim, o mercado brasileiro é diferente", acrescentou.

De acordo com Prates, o novo referencial "pode ser uma política transversal, pode ser uma política de referência de preços, pode ser uma política de monitoramento de estoques estratégicos. Eu, particularmente, defendia - digo isso no passado porque, hoje, estamos em outra dimensão - que não existe bala de prata, não existe um dogma, não existe um preço só de referência no Brasil todo".

A posição do presidente da estatal ocorre ao mesmo tempo em que políticos governistas têm se posicionado contra a PPI. O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), soltou o verbo contra a política de preços da Petrobras sobre os combustíveis após a estatal registrar, na quarta-feira (1º), um lucro líquido recorde em 2022, o maior da história.

O montante atingido foi de R$ 188,328 bilhões, 76,6% maior do que os R$ 106,6 bilhões apurados no ano anterior, que também era considerado notável.

"Para mim, a notícia exagerada do dia é o lucro monumental da Petrobras. Eu diria que é um sinal de que a gente tem que rever muita coisa lá na Petrobras. A empresa que deve ter compromisso com o país tem rever", afirmou o petista.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp