Política

Presidente da UPB vai articular apoio para municípios atingidos pelas chuvas

Divulgação
O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Zé Cocá, afirmou que vai a Brasília na próxima terça-feira (14)  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 11/12/2021, às 13h49   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Atingidos pelas fortes chuvas que caem no estado, 17 municípios baianos tiveram a situação de emergência reconhecida na edição extra do Diário Oficial da União (DOU) deste sábado (11). O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Zé Cocá, afirmou que vai a Brasília na próxima terça-feira (14) buscar apoio do governo federal para a reconstrução dos estragos deixados pela tempestade.
O gestor também informou que está em contato com o governo do estado, através da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), para auxiliar os municípios no socorro à população das cidades afetadas pelas chuvas. 
"Vamos buscar ajuda emergencial para acolher os desabrigados e prestar apoio aos municípios na reconstrução da infraestrutura. Muita coisa foi destruída pelas chuvas, temos povoados isolados, o que vai demandar uma ação do governo federal e estadual porque sozinhos nossos municípios não conseguem responder com rapidez", explica Zé Cocá que também é prefeito de Jequié no Sudoeste baiano.
Ele acrescenta que outros municípios, além dos 17 com decreto de emergência federal, também foram afetados e necessitarão de reparo aos danos causados em estradas, pontes e vias de acesso. Na Defesa Civil do estado já somam mais de 30 municípios em emergência desde o mês novembro.
A UPB, segundo o gestor, também fará a articulação com os municípios maiores para prestar apoio com máquinas, pessoal de limpeza, suprimento e o que puder ser doado para ações emergenciais. Os municípios com situação de emergência reconhecida pela União em decorrência da tempestade são: Camacan, Canavieiras Itacaré, Guaratinga, Ibicuí, Itabela, Itamaraju, Itapetinga, Jiquiriçá, Jucuruçu, Marcionílio de Souza, Mascote, Medeiros Neto, Santanópolis, Teixeira de Freitas e Vereda.
Acompanhe o BNews também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook e do Twitter.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp