Política

Presidente de Portugal é criticado após comentar sobre decote de mulher; veja

Ricardo Stuckert / PR
Marcelo Rebelo de Sousa tenta fazer piada e foi pressionado a pedir desculpas; presidente disse diz que comentário “não era sexista”  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert / PR

Publicado em 18/09/2023, às 08h04 - Atualizado às 08h18   Cadastrado por Tácio Caldas


FacebookTwitterWhatsApp

Um comentário do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, sobre o decote de uma jovem mulher atraiu mais doses de impopularidade em seu país. O caso aconteceu enquanto o gestor português caminhava entre a comunidade portuguesa em Toronto, no Canadá. Lá ele encontrou mãe e filha portuguesas, com quem teve o seguinte diálogo:

— A filha é mais bonita do que a mãe, disse o presidente.

— E somos as duas Marias, rebateu a Mãe.

— Mas a filha ainda apanha uma gripe. Já viu bem o decote?, finalizou o presidente.

Essa repercussão negativa supreendeu o chefe de Estado e foi reforçada pela deputada portuguesa, Isabel Moreira. No antigo Twitter, a política exigiu que ele se retratasse.

“A noção explica-se. Estamos em 2023. Não se trata de uma mulher que não se conhece por tu fazendo uma “piada” sobre o seu peso. Não se faz uma “piada” sobre um decote . Quem ainda não percebeu isto e é PR, aprenda. E peça desculpas. O sexismo dá cabo de nós. Não tem piada”, escreveu Moreira na rede social.

Outra deputada também se manifestou sobre o caso. Inês de Sousa Real chamou a atenção sobre o perigo que tal comentário poderia trazer ao comportamento das pessoas. "Não nos podemos esquecer que vivemos num mundo onde existe uma violência doméstica e um assédio bastante acentuados e onde, muitas das vezes, palavras proferidas sem malícia podem vir a legitimar comportamentos com outras intenções", afirmou a política ao portal "Público".

Por outro lado, alguns aliados tem minimizado a sistuação. O deputado Rui Tavares já se pronunciou sobre o caso. Segundo ele, Marcelo Rebelo não deve ter agido de má-fé. Apesar disso, o político admitiu que o presidente de Portugal não teve uma postura adequada.

Surpresa

Ao ser questionado, Marcelo Rebelo demonstrou surpresa diante da repercussão do caso. Ele se explicou a jornalistas que o acompanham no Canadá. "Nem sei o que hei de comentar. Disse a várias, mas pelo visto foi filmada apenas a jovem: cuidado, porque ainda se constipam, eu constipei. Não era nenhum comentário sexista, não me ocorreu, quer para aquela jovem, quer para as velhinhas. Não era sexista de todo", respondeu Rebelo.

Assista ao Radar BNews da última sexta-feira (15):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp