Política

Presidente do Banco Central manda recado a investidores sobre o governo Lula; veja

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, falou sobre o governo Lula durante evento do BTG Pactual, nesta terça-feira (14)  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 14/02/2023, às 13h41   Cadastrado por Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

Em meio às cobranças que têm sido feitas pelo presidente Lula (PT), o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, mandou um recado aos investidores sobre, justamente, o governo petista.

A declaração do executivo foi dada durante evento, nesta terça-feira (14), do BTG Pactual. Na oportunidade, Campos Neto afirmou que é preciso ter "um pouco mais de boa vontade" com o governo do petista.

Na oportunidade, segundo o G1, além de citar positivamente  o pacote fiscal apresentado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, mencionou a intenção do governo de definir uma nova regra para as contas públicas nos próximos meses – em substituição ao teto de gastos.

"O investidor é muito apressado, é muito afoito. A gente precisa ter um pouco mais de boa vontade com o governo, 45 dias é pouco tempo. Acho que tem tido uma boa vontade enorme do ministro Haddad, de falar: olha, temos aqui um princípio de seguir um plano fiscal com disciplina, tem um arcabouço que está sendo trabalhado. Já foram elaborados alguns objetivos. A gente precisa ter um pouco de boa vontade", declarou Campos Neto.

Selic

Ainda durante o evento, Roberto Campos Neto também disse que é importante ter um debate sobre o atual patamar da taxa de juros. Em 13,75% ao ano, a Selic é a maior em seis anos.

Ademais, se mostrou disposto a esclarecer o papel do Banco Central na fixação dos juros básicos da economia para conter a inflação. Pontuou ainda que o Banco Central é uma instituição do Estado brasileiro, que deve auxiliar o debate prestando informações técnicas.

Nas últimas semanas, o presidente Lula e integrantes do PT têm feito duras críticas ao Banco Central, a Campos Neto e à política conduzida pelo Comitê de Política Monetária da instituição – órgão responsável por fixar a taxa básica de juros da economia.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp