Política

Presidente do PT barra adesão da sigla a ataques contra o STF: "Oportunismo autoritário”

Henrique Brinco / Bnews
Presidente do PT destaca urgência de reformas no Judiciário, mas alerta contra movimentos que enfraquecem a democracia  |   Bnews - Divulgação Henrique Brinco / Bnews
Yuri Pastori

por Yuri Pastori

yuri.pastori@bnews.com.br

Publicado em 15/02/2026, às 18h24 - Atualizado às 18h24



O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Edinho Silva, chamou de “oportunismo autoritário” os ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF). Embora defenda reformas, o dirigente disse que a legenda não endossará as mesmas atitudes com as instituições brasileiras ou ministros da Suprema Corte.

Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp

O PT se posicionou favoravelmente às investigações envolvendo o Banco Master. Todas as denúncias precisam ser investigadas, para o bem das instituições e da credibilidade do sistema financeiro brasileiro. Mas não podemos ser favoráveis ao pré-julgamento e ao linchamento público de ninguém”, disse ao portal Metrópoles, em referência ao caso envolvendo o ministro Dias Toffoli.

“Temos que apurar todas as denúncias, mas esse ataque aos ministros do STF, sem o direito de defesa, enfraquece o Judiciário, alimenta o sentimento antissistema e pavimenta o caminho para o autoritarismo”, afirmou, ao lembrar de prática parecida, segundo ele, durante a Lava Jato.

É urgente também uma reforma no poder Judiciário. A sociedade cobra, com muita força, o fim de qualquer privilégio. Temos que aproximar o Estado da sociedade civil; esse distanciamento só aumenta o descrédito, mas essa necessidade de mudança não pode ser confundida com nenhum movimento fascista, organizado, que busca enfraquecer as instituições que sustentam o regime democrático”, defendeu.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no YouTube!

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)