Política

Impeachment: Lula é alvo de "fogo amigo" por deputados da própria base; saiba motivo

Ricardo Stuckert/PR
Deputados do PSD, MDB e União estariam fazendo parte de movimento contra o presidente Lula (PT)  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert/PR

Publicado em 10/06/2023, às 12h51 - Atualizado às 12h58   Cadastrado por Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) virou alvo de uma espécie de "fogo amigo" por deputados federais que fazem parte de legendas da sua base de apoio na Câmara Federal.

Isso porque quatro parlamentares assinaram um novo pedido de impeachment protocolado contra o petista. O texto, apresentado à Casa Legislativa na última terça-feira (6), é de autoria do deputado Ubiratan Sanderson (PL-RS) e conta com 47 assinaturas, conforme a Carta Capital.

Entre elas estão a dos seguintes deputados: Thiago Flores (MDB-RO), Delegado Palumbo (MDB-SP), Sargento Fahur (PSD-PR) e Rodrigo Valadares (União Brasil-SE).

No pedido de impeachment, Sanderson argumenta que Lula cometeu crime de responsabilidade ao indicar seu advogado, Cristiano Zanin, para a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), ao receber Nicolás Maduro no Brasil e ao declarar que a Venezuela é vítima de “narrativas” construídas por opositores.

No entanto, o requerimento assinado não tem efeito imediato e precisará da permissão do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para tramitar na Casa. Este é o sexto pedido protocolado que solicita a saída de Lula do cargo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp