Política

Primeira deepfake do período eleitoral é identificada; veja vídeo

Reprodução do YouTube
Conforme a colunista do UOL, o vídeo usa um áudio manipulado da apresentadora Renata Vasconcellos, na bancada do JN  |   Bnews - Divulgação Reprodução do YouTube

Publicado em 18/08/2022, às 12h03   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Em um eleitoral, na qual o combate às Fake News tem se organizado proporcionalmente ao crescimento da tecnologia, o primeiro caso de deepfake do período oficial de campanha eleitoral de 2022 já foi identificado, segundo a colunista Cristina Tardáguila, do Portal UOL.

Um vídeo falso circula nas redes sociais com imagens do Jornal Nacional que mostra o presidente Jair Bolsonaro (PL) à frente do ex-presidente Lula (PT) nas intenções de voto para a eleição presidencial da pesquisa Ipec divulgada em 15 de agosto de 2022.

Conforme a colunista, o vídeo usa um áudio manipulado da apresentadora Renata Vasconcellos, na bancada do JN. “Jair Bolsonaro, do PL, tem 44%. Com a margem de erro tem de 42% a 46%. Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, aparece com 32%. Com a margem de erro, de 30% a 34%”. A narração é acompanhada por um gráfico adulterado.

Os dados verdadeiros da pesquisa, apresentados pelo Jornal Nacional, mostram que Lula lidera a disputa, com 44% das intenções de voto, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro, com 32%.

Em nota ao Uol, a TV Globo também afirmou que o vídeo é falso e que o Ipec está “denunciando a peça de desinformação no Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e no Ministério Público Eleitoral (MPE) para que adotem as medidas cabíveis”.

Deepfake é uma técnica que permite mostrar o rosto de uma pessoa em fotos ou vídeos alterados com ajuda de inteligência artificial e, atualmente, é uma das principais preocupações no combate às fake news. 

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp