Política

Primeiro-cavalheiro? Saiba qual o termo atribuído ao namorado de Eduardo Leite, governador reeleito do RS

Eduardo Leite e Thalis Bolzan - Reprodução/Instagram
Professor de língua portuguesa explicou uso do substantivo  |   Bnews - Divulgação Eduardo Leite e Thalis Bolzan - Reprodução/Instagram

Publicado em 04/11/2022, às 14h44 - Atualizado às 15h20   Cadastrado por Eduardo Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Reeleito governador do Rio Grande do Sul no último domingo (30), Eduardo Leite (PSDB) tem visto o crescimento do uso do termo "primeiro-cavalheiro", inclusive nas mensagens de felicitação pela sua vitória nas urnas, ser referido ao seu namorado, Thalis Bolzan. Saiba se o termo atribuído ao namorado do governador tucano está correto ou não. 

O termo atribuído ao namorado de Leite não é errado, segundo o professor de língua portuguesa Sérgio Nogueira, que ao portal g1, explicou que, apesar de o substantivo não constar do "Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp)", a denominação não está errada e pode, no futuro, acabar sendo incluída na lista.

Portanto, assim como em casos de eleição de mulheres para determinados cargos do Executivo, o posto de "primeiro-cavalheiro" foi ocupado pelos respectivos companheiros delas.

“Se o masculino de 'dama' é cavalheiro, 'primeiro-cavalheiro' pode existir no 'Volp' um dia. O dicionário só registra depois que a palavra é usada oficialmente. É uma questão de opção usar ou não usar. Essa palavra ainda não tem registro, mas pode vir a ter. A gente precisa saber se a população vai adotar. No Brasil, ainda não tivemos uma denominação formal para este cargo. Nós já conhecemos a nomenclatura 'príncipe consorte'. Isso foi usado na Inglaterra para o marido da Rainha Elizabeth II, por exemplo. Aqui no Brasil, já tivemos alguns casos de governadoras mulheres, mas não lembro se a denominação foi usada", disse o professor.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp