Política
por Rebeca Santos
Publicado em 22/06/2026, às 06h47
O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, anunciou nesta segunda-feira (22) que vai renunciar ao cargo.
Starmer informou que conversou com o rei Charles nesta manhã e que quer uma transição tranquila. Ele também disse que as indicações de nomes para seu substituto começam no dia 9 de julho.
"Permanecerei no cargo até o término da disputa e farei tudo o que estiver ao meu alcance para garantir uma transição de poder ordenada. Darei total apoio ao meu sucessor", declarou.
O premiê britânico enfrentava pressão para deixar a liderança do Partido Trabalhista há meses. O jornal inglês The Observer já havia adiantado que Starmer pretendia renunciar, depois de concluir que sua posição não era mais sustentável após conversas com ministros, assessores e líderes sindicais.
Com a saída de Starmer, o Reino Unido terá seu sétimo primeiro-ministro em dez anos.
Ele também comunicou que vai pedir ao comitê executivo nacional do partido para definir um cronograma de escolha do novo primeiro-ministro.
Keir Starmer afirmou que dará poio ao partido, que agora “herdará uma Grã-Bretanha mais forte e justa do que aquela que herdei há dois anos”.
Em tom de despedida, agradeceu a colegas, amigos e servidores públicos, e disse que pretende passar mais tempo com a família.
“Quero ser o melhor marido possível para minha fantástica esposa e o melhor pai para meus lindos filhos, que são meu orgulho. A questão que meu partido faz agora é se sou a melhor pessoa para nos conduzir à próxima eleição geral. Ouvi a resposta do meu partido parlamentar e a aceito com humildade.”
Classificação Indicativa: Livre
Som perfeito
Qualidade JBL
Notebook Poderoso
Smartwatch top
Imperdível