Política

Programa do Governo deve dar desconto nas dívidas de 40 milhões de negativados; saiba detalhes

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Ideia é renegociar dívidas de até R$ 5 mil de consumidores com renda de até 2 salários mínimo  |   Bnews - Divulgação Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Publicado em 02/03/2023, às 08h07   Cadastrado por Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

O programa Desenrola está previsto para ser anunciado na próxima semana. Criado para reduzir o número de famílias inadimplentes, o projeto facilitará a renegociação de dívidas de cerca de 40 milhões de brasileiros negativados.

A previsão do governo é fazer fazer leilões para obter o maior desconto possível nos débitos de consumidores com bancos, varejistas e companhias de água, gás e telefonia.

O programa vai renegociar dívidas de até R$ 5 mil de cerca de 40 milhões de consumidores negativados com renda de até 2 salários mínimos, incluindo beneficiários do Bolsa Família. As dívidas terão desconto e poderão ser refinanciadas em até 60 meses.

O programa deverá constar de uma medida provisória (MP) que será enviada ao Congresso Nacional nos próximos dias.

A MP será necessária para que o governo federal tenha autorização legal para intermediar as renegociações com os bancos e as empresas.

Apesar de o Desenrola estar previsto para a próxima semana, haverá um tempo para a implementação. Isso porque será necessária uma grande estrutura tecnológica para integrar os dados das instituições financeiras com os birôs de crédito.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp