Política

Prefeitura de Salvador será obrigada a fornecer caixão para pessoas obesas

Towfiqu barbhuiya na Unsplash
Até então, o auxílio funeral cedido pela Prefeitura contempla apenas caixão tamanho “padrão”, explica o vereador Silvio Humberto, autor do projeto  |   Bnews - Divulgação Towfiqu barbhuiya na Unsplash

Publicado em 20/06/2024, às 19h23   Cadastrada por Letícia Rastelly



A Prefeitura de Salvador deverá fornecer caixões em tamanhos maiores para pessoas obesas. A medida é oriunda de um projeto apresentado pelo líder da Bancada de Oposiçao na Câmara Municipal, vereador Silvio Humberto (PSB), que foi aprovdo em sessão ordinária no Plenário Cosme de Farias, na última quarta-feira (19).

Para o projeto, o edil se baseou em uma pesquisa de vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas do Ministério da Saúde. O levantamento aponta que 53% da população soteropolitana está acima do peso e 19,5% estão obesas. 

O parlamentar afirma que, até então, o auxílio funeral cedido pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) às famílias de baixa renda e risco social contempla apenas urna funerária tamanho “padrão”. 

“Diante da realidade levantada em pesquisa, nossa intenção com esse projeto é incluir no quadro da assistência funerária os caixões tamanhos cujus, ou seja, forma grande, extra grande ou especial, visto que os serviços já existentes deixam de fora as pessoas em estado de obesidade”, justificou Silvio Humberto.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp