Política

PTB e Patriota anunciam fusão para criar novo partido; saiba nome

Reprodução/PTB e Patriota
As negociações foram iniciadas após o primeiro turno das eleições, quando PTB e Patriota não superaram alcançaram cláusula de barreira  |   Bnews - Divulgação Reprodução/PTB e Patriota

Publicado em 26/10/2022, às 17h44   Cadastrado por Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

O PTB e o Patriota anunciaram nesta terça-feira (26), após decisão unânime, um acordo para a fusão das legendas. A nova agremiação partidária se chamará Mais Brasil e usará o número de urna 25.

As negociações foram iniciadas após o primeiro turno das eleições, quando ambos os partidos não alcançaram a cláusula de barreira - regra que estabelece, desde 2019, que a distribuição dos recursos mensais do fundo partidário está vinculada ao desempenho eleitoral das legendas.

Para isso, são avaliadas as somas de votos válidos em candidatos a deputado federal e também o número de deputados federais eleitos.

PTB e Patriota deveriam ter conseguido pelo menos 2% dos votos válidos -  com um mínimo de 1% em nove estados - ou ao menos 11 deputados federais em um terço das unidades da federação, o que não aconteceu. O PTB elegeu apenas um deputado federal e o segundo, quatro.

Ex-deputado e ex-presidente do PTB, Roberto Jefferson não ocupará cargos na nova legenda e também não deve estar entre os filiados. Essa foi uma das condições impostas pelo Patriota para que a fusão fosse concretizada.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp